Em Rondônia focos de incêndio registram 379% de aumento

foto- imagemnews.com.br

A associação entre tempo seco e o aumento de queimadas pode ser percebida em Mato Grosso, onde foram detectados 12.872 focos de incêndio – no ano passado, foram 7.652. Rondônia e Pará registraram os maiores aumentos de focos de queimadas. No primeiro, o crescimento foi de 379% (de 621 focos para 2.975). No segundo, o aumento foi de 298% (de 2.349 para 9.368 focos)


 
Dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostram que os focos de queimadas em todo o Brasil dobraram em relação ao ano passado.


 
De janeiro a 26 de agosto de 2013, satélites registraram em todos os estados 33.041 focos de queimadas, ante 65.789 no mesmo período deste ano, o que faz desta a situação mais crítica em quatro anos.


 
A alta se explica pelo forte calor do início do ano e a seca persistente, mas a ação humana é a maior causa de incêndios. São raras as comprovações de propagação espontânea do fogo, que pode ocorrer, por exemplo, em decorrência de um raio que atinge a vegetação seca. As principais ocorrências estão em terrenos baldios, áreas rurais, restos de construção e descartes em estradas.

Autor / Fonte: Rondoniadinamica

Leia Também

Comentários