Eleitos novos coordenadores do Colegiado do Território do Cone Sul


Na assembléia geral do Colegiado do Território do Cone Sul, realizada na sexta-feira (11), das 11h00 às 17h20, no Instituto Técnico Federal (IFRO), de Colorado, foram eleitos como coordenadores Adriante Appelt do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Vilhena e Chupinguaia e José Ribamar Oliveira de Colorado; além de vinte e oito membros efetivos, com igual número de suplentes, para compor o novo Colegiado, em substituição ao anterior que era provisório, com representantes da sociedade civil e do Poder Público. Com a participação de aproximadamente setenta pessoas foram eleitos, ainda, como parte do Colegiado, uma Coordenação Geral com quatorze membros e uma Executiva com oito integrantes

Rondônia está dividida em sete territórios abrangendo os 52 municípios, que são: Rio Machado, Central, Zona da Mata, Vale do Jamari, Madeira Mamoré e Cone Sul. O objetivo principal dos Colegiados é garantir a implementação de programas federais nas cidades de sua região, de forma direta e com participação da sociedade civil na gestão e implementação dessas políticas. Território é a denominação dada pelo governo federal para compreender espaços, culturas e ambiente distintos que se relacionam interna e externamente e por se distinguir em um ou mais elementos que indicam identidade e coesão social, cultural e territorial.

Durante a assembleia foi realizada uma palestra pela representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Valdirene Oliveira, que explanou sobre o funcionamento de Território de identidade rural, que terá a responsabilidade de aprovar e fiscalizar todos os projetos e recursos do MDA nos sete municípios do Cone Sul; o Colegiado terá reuniões ordinárias a cada noventa dias, a Coordenação Geral a cada sessenta dias e a Executiva em períodos menores a serem definidos posteriormente; sendo que qualquer instância poderá se reunir extraordinariamente a qualquer tempo.

A palestrante do MDA esclareceu a diferença entre Território de Identidade Rural e de Cidadania, sendo que o primeiro é voltado somente para as políticas do MDA, enquanto que o de Cidadania abrange as políticas de vinte sete ministérios. Dos sete territórios constituídos em Rondônia, quatro são de Cidadania e três de identidade Rural, estes poderão ser transformados em de Cidadania no futuro. Para a coordenadora Adriane Appelt, do STTR, "a organização do Território do Cone Sul representa uma importante ferramenta de estimulo ao desenvolvimento da agricultura familiar e a nossa atuação na coordenação vai ser prioritariamente neste sentido".

Autor / Fonte: Assessoria

Leia Também

Comentários