Educadores se reúnem para debater sobre violência nas escolas, em Porto Velho

Cerca de 200 supervisores, orientadores, psicólogos e psicopedagogos das escolas estaduais de Rondônia participam, a partir desta terça-feira (23), de encontro para debater sobre as práticas violentas no âmbito escolar. Através de palestras e oficinas com especialistas, os participantes serão orientados e poderão refletir sobre o assunto.


Durante três dias, o evento abordará a violência dentro e fora das escolas, os direitos da criança e adolescente, bullying, Lei Maria da Penha, além de passar orientações de como agir em casos de indisciplina, atos infracionais e crimes praticados no ambiente escolar.


O objetivo do encontro é fazer com os educadores reflitam sobre as práticas pedagógicas tomadas em situações de violência e, consequentemente, gerar ações preventivas. 


As palestras e oficinas serão ministradas pelos promotores da Educação e da Criança em Situação de Risco do Ministério Público, Marcelo Lima e Marcos Tessila, a delegada especializada à proteção da criança e adolescente, Noelle Ribas, professor de Direito da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Vinícius Raduan, junto com pedagogas e servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).


Durante a abertura do encontro, nesta terça, o secretário de Estado de Segurança Defesa e Cidadania (Sesdec), Antônio Carlos dos Reis, afirmou que a violência é um problema sério que atinge toda a sociedade. “A gente vê que, em vários casos, falta a participação da família e uma orientação certa. Controlar essas ações não é uma tarefa fácil, mas tentar todo o apoio necessário”, comenta. 


O secretário de Estado da Educação, Emerson Castro, lembrou que Rondônia é participante da campanha “Conte até 10 nas escolas”, ação promovida pelo Ministério Público Estadual (MPE) para reduzir o índice de violência entre os alunos nas escolas, mesmo não estando entre os 10 estados brasileiros mais violentos. 


“A escola é onde há a origem e o fim dos problemas sociais. É uma pauta complexa. Cada região do Estado tem sua característica e é preciso conhecer cada uma para construir estratégias e combater a violência escolar”, declara. 


O encontro conta com atividades de manhã, das 8h às 12h, e de tarde, 14h às 18h, e segue até quinta-feira (25), no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho.

Autor / Fonte: ascom

Leia Também

Comentários