Detran implanta o projeto Anjos do Trânsito em Ouro Preto

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RO), realizou nesta segunda-feira (26), no auditporio da 7ª Ciretran em Ouro Preto do Oeste, uma reunião técnica  que marcou a implantação do projeto Anjos do Trânsito no município. A reunião contou a presença da secretária Executiva Regional de Governo pólo IV, Maria Araujo de Oliveira, coordenadora Regional de Educação, pedagoga Marivone Resende de Araujo, chefe da 7ª Ciretran Wagner Roberto Almeida e técnicos do Detran. 


A Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (DTET), por meio de Coordenadoria da Escola Pública de Trânsito (CEPTRAN) iniciou o projeto ”Anjos no Trânsito”, na Escola Estadual 28 de Novembro uma referencia no ensino sendo avaliada positivamente o que fez ser a escolhida. Nesta primeira fase foram escolhidos 40 alunos que ouviram atentamente os técnicos do Detran todo o bojo do projeto “Anjos no Trânsito”, quando o inicio efetivamente das aulas será no dia 7 de novembro próximo no horário das 13h:30 às 17h de segunda à sexta-feira. 


No Projeto são aplicados dois módulos de 45h totalizando 90h de atividades que permitem a criação de técnicas para reflexão e dinâmicas em grupos sobre a temática do trânsito, problemáticas que influenciam diretamente na vida das pessoas, além de capacitá-los por meio de formação teórico-técnica para formação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH.


Os alunos debatem sobre as alternativas para melhoria do trânsito e a como trabalhar as virtudes importantes na vida em sociedade, em relação a  paciência, tolerância, responsabilidade, coleguismo e humildade, bem como reconhecer e interpretar as principais formas de sinalização no trânsito, além de se conscientizar sobre a relevância dos primeiros socorros e analisar a problemática ecológica do país.


O Anjos do Trânsito visa promover a formação de adolescentes com idade entre 15 e 18 anos para tornarem multiplicadores para o exercício da cidadania participativa e para a adoção de comportamentos seguro no trânsito.
Ao final do projeto, com 90 horas no total, os estudantes recebem um certificado de conclusão. Para emitir a CNH, os alunos precisam depois realizar aulas práticas. A idéia central do projeto é conscientizar os jovens a se comportarem com segurança no trânsito.

Para a secretária de Governo Maria Araujo de Oliveira a iniciativa terá influências positivas nos futuros condutores. "O projeto trabalha com os jovens em uma idade em que eles estão buscando a primeira habilitação e propícia uma mudança de comportamento que contribui para um trânsito mais seguro e menos perigoso", ressaltou.

 
Fotos: Alexandre Araujo

Autor / Fonte: Alexandre Araujo

Leia Também

Comentários