Descubra qual a função de um diretor de fotografia

Diretor de Fotografia de

Diretor de Fotografia de “Chiquititas” traduz o seu ofício

“Uau, a fotografia daquele filme é excelente!”. Quem já ouviu uma frase como esta ser dita por alguém e se pôs a pensar o que ela significa?

O termo “fotografia” é comumente utilizado por especialistas em TV e cinema e está presente em quase todas as premiações do gênero, inclusive no Oscar.

O que é, porém, a fotografia de uma novela? O que faz um diretor de fotografia? E, por fim, o que, afinal, esta palavra oriunda das câmeras tem a ver com a TV?

O RD1 foi em busca destas respostas.

 

Cidade cenográfica de “Chiquititas” ilustra princípios da fotografia

Elvio Guedes, dono de um extenso currículo na área e atualmente responsável pela direção de fotografia da novela “Chiquititas” e da série “Patrulha Salvadora”, concede uma definição que serve como pontapé inicial na tarefa de decifrar sua profissão.

Segundo ele, cabe ao diretor de fotografia a missão de “contar a história com a luz”. Para isto, o profissional precisa selecionar quais lentes e filtros serão utilizados ao longo de toda a trama, e é justamente ela quem definirá cada uma destas escolhas.

“A direção de fotografia de uma novela começa a ser construída quando eu recebo a sinopse”, revela Guedes, que, para desempenhar sua função, precisa dialogar com o diretor-geral do folhetim e também com os cenógrafos, para que seu trabalho atue em sintonia com o dos colegas e, juntos, todos adotem uma só linguagem.

A par de cada detalhe acerca da novela, o diretor começa então a construir a iluminação que norteará cada cena. Como, porém, identificar a fotografia no vídeo?

Porão de

Porão de “Chiquititas”: Luz é cuidadosamente planejada

O segredo está na observação, que, para olhos não treinados, precisa ser bastante apurada, embora, ainda que não a percebamos, a fotografia da cena esteja o tempo inteiro presente na mesma.

De acordo com Elvio, novelas infanto-juvenis como “Chiquititas” possuem uma fotografia mais “surreal e fantasiosa”, com uma iluminação que chame a atenção das crianças, público-alvo destas produções.

No SBT, sob a batuta do diretor, a fórmula utilizada em produções da Casa vem dando certo e a aposta em cenários marcantes – com luzes imitando a iluminação do sol e da lua – vêm capturando o público.

A função de diretor de fotografia, no entanto, não demanda apenas técnica, mas também criatividade, e ela precisa estar em sintonia com a sensibilidade do profissional, que passa a criar seus próprios truques. “Em todas as cenas noturnas de “Chiquititas” eu molho o chão para que ele fique brilhante e para que o reflexo do orfanato surja”, revela Elvio.

A fotografia varia de acordo com o folhetim para o qual ela é idealizada. Antes de apostar em cores fortes e luzes marcantes, o diretor precisou seguir outra linha em novelas de época como “A Escrava Isaura” (2004) e “Essas Mulheres” (2005), ambas na Record.

Elvio revela que, na ocasião, “precisava transformar o efeito das luzes do estúdio em lamparinas ou velas, para dar ao telespectador a sensação de realismo, como se aquela cena fosse realmente feita naquela época”.

Cena de um acampamento realizado em

Cena de um acampamento realizado em “Chiquititas”; luzes são pontuais

Um bom diretor de fotografia necessita ainda estar atento a inúmeros itens como  luz, enquadramento das câmeras, lentes, filtros, cores, contrastes e sombras. “É preciso ter visão artística e técnica”, diz Guedes..

Como, porém, aprender a identificar se a fotografia de uma novela ou filme está boa? A resposta é tão complexa e subjetiva quanto a função. Quanto maior for o ‘embarque’ do espectador na cena, melhor está a fotografia da mesma.

Segundo o diretor, cabe à fotografia a tarefa de “convencer o público”. Tal ciência nunca passa despercebida – ainda que permaneça oculta - e é fruto do trabalho de uma equipe cujos olhos precisam estar sempre cheios de sensibilidade e sabedoria.

 

Cada cena de “Chiquititas” envolve a ciência da Fotografia

Autor / Fonte: RD1

Leia Também

Comentários