Deputado Nilton Capixaba diz que Eletrobras não tem recursos para Rondônia

 

A crítica situação energética de Rondônia está distante de solução. A Eletrobras, que controla a Eletrobrás Distribuição Rondônia não tem condições de realizar os investimentos necessários no sistema no estado, apesar de ter orçamento, mas não tem o financeiro, por isso as obras estão paralisadas.

A informação é do coordenador da Bancada Federal de Rondônia deputado Nilton Capixaba (PTB-RO), que comandou reunião na manhã da última quarta-feira, na sede Eletrobras em Brasília. A empresa, segundo Capixaba, tem orçamento para investir R$ 121 milhões no Estado, mas está sem caixa para realizar o trabalho.

A Eletrobras também tem recursos a contratar investimentos de mais R$ 460 milhões para as regiões de Buritis, Ponta do Abunã, BR 429, Chupinguaia e Machadinho. A falta de financeiro é “um absurdo”, segundo Capixaba.

O deputado argumentou que Rondônia, através das usinas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira, em Porto Velho, que já estão gerando energia, que está sendo levada para o interior de São Paulo, através do Linhão de Jauru. “Recursos financeiros para construir o Linhão a Eletrobras teve, por que não tem para investir em Rondônia, que está garantindo energia elétrica para a parte rica do país?”, questionou irritado o parlamentar.

O assunto será discutido com a presidência da República, porque Rondônia argumentou o deputado Capixaba, tem uma demanda de perlo menos 15 mil ligações a serem executadas no sistema de eletrificação rural. “O povo de Rondônia paga a energia mais cara do Brasil; constrói duas usinas para servir São Paulo e outros Estados e fica carente de investimentos. Isso tem que acabar”, concluiu Capixaba.

Autor / Fonte: ascom

Leia Também

Comentários