Depois do boi agora o cartel é no leite, Maurão motivado pela energia solar, “Moda” em Porto Velho é furtar estepe de veículos

Leite – Esta semana o deputado estadual Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná) denunciou da Tribuna da Assembleia Legislativa (Ale) a cartelização na compra do leite do produtor pelos laticínios. A pressão sobre os produtores é antiga, pois em passado recente já tivemos até mobilização em Jaru, na ponte sobre o rio, na BR 364, quando produtores jogaram a produção no asfalto em razão do preço baixo e a demora no pagamento pelos laticínios aos produtores.

Cartel – A formação de cartel segundo Laerte tem como protagonistas os laticínios Italac e Tradição que são os maiores no Estado. O deputado argumentou que faltam políticas públicas para incentivar a produção. Argumentou que há desânimo do produtor, porque, além de se sujeitarem a entregarem o produto a preço inferior a outros estados, ainda espera 60 dias para poder receber. O preço do litro de leite nos demais estados produtores é superior a R$ 1,05 e em Rondônia é de R$ 0,85.

Energia – A disposição de o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB-Andreazza) de implantar no novo prédio da Casa de Leis energia solar e aproveitar o sol que brilha mais na região Norte é das mais louváveis, viáveis e oportuna. Maurão sugeriu a governo do Estado que o mesmo sistema seja implantado nas escolas estaduais, medida que também pode ser aplicada nas escolas municipais.

Energia II – A ideia é ótima, viável, ecologicamente correta, mas será muito difícil o governador Confúcio Moura (PMDB) atender a sugestão de Maurão, devido a exigüidade do tempo,. Ele governará Rondônia até março do próximo ano, quando deverá renunciar para concorrer a cargo eletivo nas eleições de 2018 (Senado ou Câmara Federal). Mas nada impede que Maurão inclua o projeto de energia solar no seu Plano de Governo, pois é pré-candidato a governador do Estado no próximo ano.

Violência – A continua sendo um dos maiores problemas dos administradores públicos (federal, estadual e municipal). O deputado estadual Hermínio Coelho (PDT-PVH) abordou o assunto na última terça-feira (19) na sessão ordinária. Criticou o governador Confúcio Moura (PMDB) pela situação crescente da violência e da criminalidade, sem ações efetivas do Estado, e alertou para a defasagem da educação e da saúde. Mas realmente a violência é assustadora.

Respigo

Ousada, mas necessária a proposta do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) em asfaltar nos seus 4 anos de mandato 300 quilômetros de ruas e avenidas no centro e nos bairros. Porto Velho há tempo precisa assumir o perfil de capital com mobilidade não apenas nas vias, mas também nas calçadas, praças e logradouros +++ Sinalização e organização do trânsito também são desafios. Esgoto, guia, sarjeta, meio-fio, iluminação e segurança estão entre os maiores problemas da população +++ Quem esteve circulando na manhã de hoje (20) nos corredores da Ale foi o prefeito de Guajará-Mirim, Cícero Noronha (DEM). Na pauta visita ao presidente da Ale, Maurão de Carvalho (PMDB-Andreazza) e também nas secretarias do governo do Estado em busca de apoio para o município +++ Entre sexta-feira e domingo último os “amigos do alheio fizeram a festa no bairro 4 de Janeiro, em Porto Velho. Pelo menos 17 veículos ficaram sem o pneu de estepe +++ É o novo modelo de furto na capital. Hoje mais uma veículo teve o estepe furtado às imediações da Assembleia Legislativa. 

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também