Defesa Civil e Cruz Vermelha realizam oficina de capacitação

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) e a Cruz Vermelha Nacional (CVN) realizaram uma oficina de qualificação técnica sobre ações emergenciais para socorro a vítimas de desastres naturais. O evento denominado de Noções Básicas Práticas (NBP) aconteceu nos dias 16 e 17 de abril, no Teatro Banzeiros, e reuniu bombeiros civis (BC), psicólogos, assistentes sociais, profissionais do Serviço Móvel de Urgência (Samu), outros profissionais da área da saúde e voluntários que aspiram compor o grupo regional da Cruz Vermelha.

O coordenador municipal de Defesa Civil, Coronel José Pimentel, explicou que a CVN está implementando iniciativas que objetivam apoiar os trabalhos pelas vítimas da enchente do Madeira, mas também está realizando a reorganização da entidade na região. “Há um novo grupo sendo formado e isso é interessante para a defesa civil do município. O prefeito Mauro Nazif esteve reunido com a equipe da CVN para observar formas de cooperações institucionais. Há grande interesse da Prefeitura nessa cooperação e na integração dos novos voluntários, pois isso sinaliza a melhoria do suporte para atender situações de emergência por acidentes, conforme é a situação que temos atravessado”, declarou.

Katerine Lima, psicóloga, coordenadora nacional do voluntariado da Cruz Vermelha, destacou que o Município tem realizado um ótimo trabalho com os psicólogos que têm trabalhado junto à defesa civil, mas que o serviço pode melhorar com o treinamento disponibilizado pela CVN. “Nossa proposta é inserir a visão da Cruz Vermelha e sugerir novas habilidades para o desempenho desses profissionais em situações que precisem se deparar com casos urgentes. Consideramos que eles têm obtido sucesso nos trabalhos realizados, mas esse momento, novo para todos, pode também ser oportuno para a partilha de novas experiências e, nesse sentido, a CVN pode ofertar seus conhecimentos e sua larga experiência em lidar com calamidades” afirmou.

Os psicólogos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) participaram da oficina de capacitação básica na quarta-feira (16), quando ocorreram aulas teóricas e exercícios práticos efetivados por ocasião da visita dos profissionais da CVN ao abrigo único e a algumas escolas onde ainda permanecem desabrigados. Segundo a psicóloga da Cruz Vermelha, além dessas atividades foram também realizadas reuniões com a coordenadora dos abrigos do Município, a psicóloga Fátima Oliveira, e com os diversos psicólogos plantonistas, para que dados fossem coletados para a confecção de um projeto de trabalho conjunto entre a Cruz Vermelha e os técnicos municipais.

A participação dos 125 integrantes dos bombeiros civis foram destacadas pelos organizadores. Segundo Francisco Vagner Cunha, líder de esquadrão BC, a oficina foi de grande interesse por causa das aprendizagens teóricas e práticas. “Além disso, pudemos também trocar informações e obter respostas sobre algumas interrogações surgidas na prática diária das ações”, destacou Cunha.

Autor / Fonte: Assessoria

Leia Também

Comentários