Curso Preparatório para Adoção é realizado em Presidente Médici

 

DSCN2197_1024x602.jpg

Na última sexta-feira, 3, a Comarca de Presidente Médici sediou o "Curso Preparatório para Adoção" realizado pelo Tribunal de Justiça, por meio da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia – Emeron.

 

Postulantes à adoção e membros da Rede Psicossocial de Atendimento, formada pelo Juizado da Infância e Juventude, Assistência Social e Rede Pública de Saúde do Município participaram das atividades. O curso foi o momento para que dúvidas fossem sanadas e os medos minimizados para aqueles que pretendem adotar uma criança. Para os profissionais da Rede de Atendimento essa foi mais uma oportunidade de preparação para a judicialização da adoção de crianças.

 

Durante a manhã, o juiz de Direito João Valério Silva Neto e a Promotora de Justiça Lurdes Helena Bosa abordaram os aspectos jurídicos da adoção. Além dos esclarecimentos sobre a legislação e o trâmite processual, os ministrantes reforçaram a importância da adoção legal e seus benefícios para a proteção integral dos interesses e direitos de crianças e adolescentes.

 

DSCN2203_1024x509.jpg

Na parte da tarde, o psicólogo Roberth Wiilyan Araújo e Silva, do TJRO,conduziu os trabalhos, voltados à reflexão e a preparação psicológica dos adotantes. Através de dinâmicas e grupos de discussão os temores, as expectativas, os preconceitos e os cuidados foram abordados. O curso, buscou ainda, sensibilizar os pretendentes para a adoção de crianças consideradas "fora do padrão", como crianças maiores de 2 anos, negras, com necessidades específicas de saúde ou deficiências e grupos de irmãos. Fizeram parte da sensibilização a apresentação de música sobre adoção, composta por Roberth Silva, e depoimentos de famílias que optaram pela adoção de irmãos e de crianças com necessidades de saúde.

 

A participação no curso é obrigatória para os postulantes à adoção legal, conforme a Lei 12.010/2009, LeiNacional da Adoção. 

 

Fonte: Emeron

Autor / Fonte: TJ-RO

Leia Também

Comentários