Crise desanima lojistas e vendas despencam no período natalino em Porto Velho

Mesmo oferecendo preços mais baixos que a média do varejo, o comércio popular em Porto Velho, já sente os efeitos da crise econômica do país. Segundo analistas do setor, essa queda na procura de produtos, vem se agravado devido ao quadro negativo causado pela piora no mercado de trabalho. De acordo com dados do IBGE, no Brasil hoje são mais de 20 milhões de trabalhadores desempregados. Em Rondônia não é diferente.

 A falta de emprego e alta inflação, vem a cada dia consumindo a renda disponível do consumidor, que se vê sem dinheiro nem crédito sequer para os gastos menores. Sem ter de onde tirar, o trabalhador que já não ganha bem, faz malabarismo com o pouco que ganha para poder quitar seus débitos essenciais como água e luz.

Conhecida por seu grande fluxo de carros e pedestres essa época do ano, a Avenida 7 de setembro, um dos principais pontos comerciais no centro da capital, hoje mas parece uma via comercial ‘deserta’. Percorrendo pouco mais de 1 km de extensão comercial, o que se nota são lojas e calçadas vazias.

O gerente de uma movimentada loja de eletrodomésticos, que preferiu não ser identificado, externou em tom de tristeza o momento que a loja vem enfrentando, com a crise que assola o país.

“Tá oscilando muito as vendas. Tem dias que vão bem, tem dias que despencam, isso varia, de acordo com o mês, também. Geralmente nos primeiros 15 dias a procura e bem pequena, nos outros tem um leve crescimento devido o salário dos aposentados que começa a ser pago neste período. O número de inadimplentes cresceu. Tem muita gente com o nome sujo, gente desempregada, com isso ninguém consegue comprar e no final acaba dificultado muito as vendas. Pouca gente com o nome limpo para fazer compra nas lojas.”

E finalizou dizendo: “Eu espero que nesse mês de dezembro, aconteça a reviravolta que todos nós lojistas estamos esperando, por ser um mês festivo de Natal e Ano Novo.”

Ele não é o único que se ver sem saídas. Muitos de seus colegas como o dono de uma loja de enfeites natalinos, vem a todo custo tentando driblar os efeitos da crise. “Somos uma loja nova no ramo. Em outros natais, minha loja não tinha espaço se quer pra uma formiga passar, de tão cheia que estava”, disse em tom de brincadeira, tentando disfarçar a preocupação com a crise.

Buscando alavancar as vendas de Natal, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), deve lançar esse mês o seu tradicional projeto “Domingão da 7”, que visa o crescimento das vendas de fim de ano.

A redação do jornal Rondônia Dinâmica, tentou contado com um representante da entidade, para falar sobre as expectativas de vendas e sobre o lançamento da campanha “Domingão da 7”, mas não tivemos retorno.

Autor / Fonte: RondoniaDinamica

Leia Também

Comentários