Criada há um ano, Ouvidoria da Educação atendeu mais de 500 demandas

 

Equipe da Ouvidoria recebe diariamente diversas demandas

Equipe da Ouvidoria recebe diariamente diversas demandas

 

 

Entre informações, denúncias, solicitações e reclamações, a Ouvidoria  Estadual da Educação, implantado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Rondônia, recebeu 501 demandas entre 2013 e 2014. Do total, 49% foram requerimentos de informações sobre processos administrativos, convocações de aprovados em concurso público e orientações diversas. A maioria da demanda é recebida por telefone.

 

 

A Ouvidoria foi criada em novembro de 2013 com o intuito de aproximar a relação entre a Seduc, os servidores, alunos e pais, além de otimizar o controle e a gestão do órgão. A ouvidora Edna Samáira explica que a Ouvidoria é uma forma de dar voz a todos os envolvidos com a educação estadual, servindo como ‘termômetro’ de qualidade dos serviços prestados. “A Ouvidoria serve para representar os dois lados, bom e ruim, o lado do usuário e o do gestor”, comenta.

 

 

De acordo com dados da Ouvidoria, das 501 demandas registradas entre novembro de 2013 e dezembro de 2014, 246 eram sobre informações (49%), 109 denúncias (22%), 90 reclamações (18%), 30 elogios (6%), 19 solicitações (4%) e sete sugestões (1%). O canal mais utilizado foi o telefone, seguido do atendimento presencial, quando o solicitante é atendido na sede da Ouvidoria.

Ouvidoria da Educação possui seis canais de comunicação

Ouvidoria da Educação possui seis canais de comunicação

 

 

Edna conta que a implantação da Ouvidoria possibilitou identificar e organizar demandas internas, facilitando a busca de servidores e/ou cidadãos por informações no órgão. “Antes, muita gente tinha que ficar ‘pulando’ de ramal em ramal até encontrar o setor desejado e conseguir o serviço que queria. Com a Ouvidoria, essa burocracia diminui e se tem uma agilidade maior”, informa.

 

 

Essa melhoria no fluxo acontece quando alguma manifestação – tanto interna quanto externa – é recebida pela Ouvidoria, que a conduz aos responsáveis para apurarem os fatos e darem um retorno ao órgão em até 20 dias, dependendo da demanda.

 

 

A equipe da Ouvidoria recebe a resposta e repassa ao demandante, que pode solicitar o anonimato no processo. O prazo para resposta deve ser é de até 30 dias, podendo ser prorrogado, de acordo com a complexidade da apuração. “Muita gente acha que a Ouvidoria fará a apuração das informações e ‘punirá’ o servidor ou setor, mas a nossa função é ser um canal para agilizar e direcionar o fluxo das demandas”, esclarece Edna.

 

 

Para a secretaria de Estado da Educação, Fátima Gavioli, a Ouvidoria auxilia a entender o que acontece de positivo e negativo em todos os setores da Seduc, desde o interno até à direção de uma escola estadual. “Através da Ouvidoria, a gente consegue identificar o que precisa ser modificado”, pondera.

 

 

CANAIS

A Ouvidoria da Estadual da Educação dispõe de seis canais de contato: pelo telefone 0800 647 3838; pelo e-mail [email protected]; pela caixa postal 126, CEP 76.801-974, Porto Velho/RO; pela página no Facebook: www.facebook/OuvidoriaSeducRO e pelo atendimento presencial  na sede da Seduc, localizada na Rua Padre Chiquinho, de segunda à sexta, das 7h30 às 13h30.

 


Fonte
Texto: Halex Frederic
Fotos: Quintela
Decom - Governo de Rondônia

Autor / Fonte: Decom-RO

Leia Também

Comentários