Corpo de Bombeiros atua durante cheias em municípios de Rondônia

 Equipe do Grupo de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia

GOA foi fundamental no transporte de paciente durante a cheia de 2014

 

O Grupamento de Operações Aéreas (GOA), do Corpo de Bombeiros de Rondônia, auxiliou neste ano, assim como em 2014, municípios em situação de cheia, no transporte de alimentos e pacientes em locais isolados pelas águas dos rios Madeira, Abunã e Mamoré. O Acre também foi beneficiado com a ação do GOA, para o estado vizinho foram transportadas cerca de 150 toneladas de alimento.

 

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Silvio Rodrigues, os municípios rondonienses atingidos neste ano pela cheia foram Pimenta Bueno, Nova Mamoré, Ji-Paraná, Campo Novo, Buritis, Cacoal, Candeias do Jamari e Nazaré, distrito de Porto Velho, no baixo Madeira. Todos eles receberam assistência da Defesa Civil Estadual, com auxílio em remoção de pessoas, transporte de alimentos e remédios, além de barracas para abrigar os desalojados.

 

Além disso, o governo Federal disponibilizou R$ 22 milhões para utilização na reconstrução de estradas, pontes, bueiros, a delegacia do distrito de São Carlos (Porto Velho) e a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Cacoal. Esse recurso é específico também para os municípios de Pimenta Bueno, Costa Marques e Guajará-Mirim e é oriundo do plano de reconstrução elaborado pelo governo do estado.

 

OCORRÊNCIAS

Cel. BM Silvio Rodrigues

Cel. BM Silvio Rodrigues

 

Os grupamentos da capital e interior, além das ocorrências de incêndio, também prestam atendimento à comunidade no transporte de pacientes com ambulâncias, encaminhando-os às unidades de saúde mais próxima.

 

Somente este ano de 1 de janeiro a 8 de abril, em Ji-Paraná foram atendidas 1.245 ocorrências; Rolim de Moura 1.069; Porto Velho 940; Vilhena 679; Cacoal 667; Ariquemes 504; Jaru 489; Guajará-Mirim 483; Ouro Preto 464; Pimenta Bueno 369; Cerejeiras 301; Machadinho do Oeste 132; Buritis 89; Candeias 76, além de 9 voos do GOA, totalizando 7.516 atendimentos de ocorrências.

 

Este número elevado de atendimentos, demonstram a importância dos grupamentos e a necessidade constante, segundo Rodrigues, de manter a estrutura sempre atualizada para “bem servir e salvar vidas”.

 

Fotos: Esio Mendes

Autor / Fonte: Geovani Berno/decom

Leia Também

Comentários