Coreia do Norte se compromete a fechar instalação nuclear

Coreia do Norte se compromete a fechar instalação nuclear

Nesta quarta-feira (19), o planeta assistiu a um movimento histórico das Coreias em direção à paz. No segundo dia de reuniões entre os líderes do Sul e do Norte, a Coreia do Norte deu um passo importante para livrar a península de armas nucleares.

 

 

Dos três encontros já realizados em 2018, o desta quarta foi o mais significativo em avanços diplomáticos. A Coreia do Norte se comprometeu a fechar uma base de testes de mísseis e uma instalação nuclear sob supervisão de inspetores estrangeiros.

Os líderes dos dois países se deram as mãos e declararam o início de uma nova era rumo à paz definitiva na península coreana.

Para celebrar essa nova era, as duas Coreias anunciaram várias parcerias e projetos em comum. Ainda em 2018, Kim Jong-un prometeu retribuir a visita e ir a Seul - a primeira vez que um líder do Norte seria recebido oficialmente na capital do sul.

Além disso, o acordo prevê que até novembro sejam interrompidas todas as manobras militares na fronteira e, até o fim de dezembro, postos de guarda na mesma região serão desativados. E mais: ferrovias e rodovias reabertas e novos locais para encontros entre famílias oferecidos à população. E a candidatura conjunta para sediar os Jogos Olímpicos de 2032.

A Rússia aprovou o resultado do encontro e o presidente americano, Donald Trump, elogiou Moon Jae-in e Kim Jong-un. Mas não fez comentários sobre o único ponto ainda não muito claro nesse processo. Para abandonar de vez seu programa nuclear, a Coreia do Norte quer uma contrapartida dos Estados Unidos nessa área. Mas o ditador norte-coreano não especificou o que seria exatamente.

Segundo o presidente sul-coreano, os acordos assinados nesta quarta foram um presente para os 80 milhões de coreanos, numa conta que já uniu os povos do Sul e do Norte.

Autor / Fonte: G1

Comentários

Leia Também