Comarcas de Rondônia aderem à mobilização Outubro Rosa

 

O Poder Judiciário está mobilizado pela saúde das servidoras. Na capital, a Vara de Execuções e Contravenções Penais (VEP) e o Serviço Médico (Semed) vestiram a camisa da campanha. A cada ano aumenta a adesão ao movimento mundial “Outubro Rosa”, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

Vara de Execuções Penais da comarca de Porto Velho: todos juntos pela saúde das mulheres

 

Servidores do Serviço Médico do TJRO, responsáveis pela realização das ações do Outubro Rosa

Na comarca de Buritis, magistrado e servidores aderiram à campanha e deram um exemplo de participação e consciência social. Sob coordenação do juiz Rogério Montai, os servidores vestiram a cor da campanha e posaram para foto na frente do fórum.

Comarca de Buritis adere ao Outubro Rosa

Na Comarca de Santa Luzia do Oeste, a campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama teve foco na decoração do jardim interno do Fórum, onde um banner foi colocado para lembrar que o mês de outubro tem 31 dias e que mulheres precisam eleger apenas um para realizar a mamografia.

 

No início do mês, a decoração foi apresentada e servidoras foram informadas sobre a importância da prevenção que se dá principalmente com o autoexame mensal das mamas e, a indispensabilidade da mamografia, para aquelas que têm mais de 40 anos.

De acordo com a juíza titular da comarca, Cláudia Vieira Maciel de Sousa, essas ações são muito importantes, pois chama a atenção das mulheres para atos simples que fazem a diferença por se tratar uma doença grave.

Comarca de Santa Luzia do Oeste mobilizada pela saúde das servidoras

Servidores da comarca de Presidente Médici

Em Presidente Médici a adesão foi às campanhas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, pelo Núcleo Psicossocial sob a coordenação do Juiz de Direito, João Valério da Silva Neto. Realizando palestras com profissionais da saúde direcionadas aos servidores a respeito da importância da prevenção do câncer de mama e próstata.

Outubro Rosa

Servidores e estagiárias da Coordenadoria de Comunicação Social do TJRO

 

A data foi criada no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, é promovido anualmente em diversos países.

 

Assim, outubro é o mês marcado por ações de diversos órgãos e entidades que intensificam os esforços pela detecção precoce do câncer de mama, doença esta que atinge um grande número de brasileiras por ano e é a quinta maior causa de mortalidade do mundo.

 

"A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP.

 

Saiba mais em :www.outubrorosa.org.br/história.htm

Vem aí o Novembro Azul!

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

 

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro.

 

 

Assessoria de Comunicação Institucional

Autor / Fonte: TJ -RO

Leia Também

Comentários