Comarca promove atividades sobre violência doméstica e acolhimento institucional

Comarca promove atividades sobre violência doméstica e acolhimento institucional

Para capacitar as famílias para o exercício da paternidade e maternidade responsável, minorando-se assim a probabilidade da ocorrência de novas violações dos direitos das crianças e dos adolescentes e, consequentemente, a necessidade de novos acolhimentos institucionais, o núcleo psicossocial da comarca de São Francisco Guaporé promoveu dia 10 de novembro, palestras sobre os temas violência doméstica e acolhimento institucional. A atividade foi realizada sob coordenação do juiz Fábio Batista da Silva, substituto da comarca.

Dentre outros assuntos que foram abordados durante as atividades evidenciou-se questões como: o impacto da violência doméstica para a formação psicoemocional da criança e do adolescente, o papel dos pais na formação do indivíduo, motivos que levam à necessidade de acolhimento institucional (negligência e/ou violência), bem como o papel da rede de proteção frente a ocorrência da violação de direitos de crianças e adolescentes.

O assistente social Alessandro Lauriano e o psicólogo Everaldo Fornelli atuaram como facilitadores da atividade que contou com a participação de famílias que estão envolvidas com as temáticas abordadas. Conselheiros tutelares, equipe técnica, direção e cuidadoras da unidade de acolhimento institucional do município, também estiveram presentes.

Os temas abordados levaram em consideração a proximidade da realização de audiência concentrada que ocorrerá na comarca no dia 16 de novembro de 2017, oportunidade em que poderá ocorrer a reintegração de crianças e adolescentes ao seio familiar.

Autor / Fonte: TJ-RO

Leia Também

Comentários