Cerejeiras: Vice-prefeita pede, mas moradores continuam errando local de lixão

Como já foi noticiado por duas ou três vezes neste site, moradores erram o local do lixão e isso causa transtornos para a Prefeitura de Cerejeiras. Até mesmo a vice-prefeita do município, Lisete Marth (PV), em agosto deste ano, já usou o Facebook para tentar conscientizar a população local sobre o problema.
 
 
Agora, alguns meses depois da última reportagem do FOLHA DO SUL ON LINE sobre o assunto, os moradores parecem não ter sido conscientizado sobre a situação. Ao que parece, alguns cerejeirenses continuam a descartar dejetos no local inadequado. A foto que ilustra essa página foi tirada na manhã de quarta-feira, 12, e mostra que o problema continua tão grave quanto antes, com lixo sendo descartado no local.
 
 
Relembre o caso
Leia novamente a primeira reportagem que tratou sobre esse assunto, publicada em junho deste ano.
Praticamente todo mês, servidores da Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Cerejeiras (Semosp) enfrentam a mesma questão a resolver. Com pá-carrecadeira e caminhão-caçamba, os operadores desses maquinários retiram o lixo que é jogado a cerca de 300 metros do lixão do município.
 
 
Alguns moradores de Cerejeiras, seja por intenção ou por desconhecimento, acabam jogando caminhões de lixo e entulho, como pneus velhos e galhos de árvores, num local que fica antes do lixão municipal.
 
 
“Ali é um terreno particular e não é da prefeitura. Todo mês eu tenho que resolver essa questão, pois o dono do terreno me liga nervoso. Então,  tenho de mandar maquinários lá e retirar o lixo do local e despejá-lo no lixão municipal, que fica a apenas cerca de 300 metros, mais abaixo, na mesma direção”, diz Danilo Marth, secretário de Obras de Cerejeiras.
 
 
 
A reportagem do FOLHA DO SUL ON LINE esteve no local há cerca de 15 dias, ocasião em que foram produzidas as fotos que ilustram esta página. O local fica próximo ao parque industrial, na BR-435,em direção a Corumbiara, a cerca de três quilômetros da área urbana cerejeirense, onde há uma estrada de terra que leva ao lixão. O lixão do município, que por enquanto ainda não é um aterro sanitário, fica realmente mais abaixo do local mostrado na foto. 
 
 
 
O prefeito de Cerejeiras, Airton Gomes (PP), também confirmou à reportagem há uma semana que este problema realmente existe. “Aquilo dá um trabalho muito grande para a gente. Já cortamos pneus de pá-carregadeira retirando o lixo daquele local para jogar no lixão, que fica a pouca distância adiante”, afirmou.
 
 
Desabafo da vice-prefeita
A situação é tão preocupante que a própria vice-prefeita de Cerejeiras, Lisete Marth, usou seu perfil no Facebook em agosto deste ano para fazer o seguinte comentário, usando fotos para ilustrar a postagem: “Essas imagens feias são da estrada que dá acesso ao lixão. Infelizmente algumas pessoas não chegam até o lixão e vão colocando esses entulhos pelo caminho em propriedades particulares. Ajude-nos na conscientização para que evitem tais atitudes”.
 



Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa

Autor / Fonte: Folha do Sul

Leia Também

Comentários