Cerejeiras-Moradores comemoram aniversário com foto antiga em redes sociais

 

 

Os moradores de Cerejeiras comemoram o aniversário de 31 anos do município compartilhando uma foto antiga, de autoria desconhecida, pelas redes sociais. Nesta terça-feira, 05, o município faz aniversário de emancipação, decretada em agosto de 1983.


Por decreto do prefeito Airton Gomes (PP), o atual mandatário de Cerejeiras, o feriado municipal de comemoração pela emancipação foi antecipado para esta segunda-feira, 04.


A foto compartilhada pelos internautas cerejeirenses não tem data definida, mas aparenta ser ainda da década de 1980. Um dos moradores que a compartilharam foi o ex-vereador Israel Neiva (PSDB), filho do primeiro prefeito eleito do município, Adelino Neiva, que morreu esse ano com mais de 80 anos de idade.


A autoria da foto é também desconhecida. A imagem compartilhada mostra uma avenida suja e empoeirada com velhas casas de madeira e carros antigos.


O aniversário do município, além de ser comemorado nas redes sociais com outras antigas, também foi festejado em praça pública. A celebração aconteceu na noite de ontem (domingo, 03).

 

 

Mesmo dia de Rolim de Moura


O município de Cerejeiras foi emancipado no mesmo dia que o de Rolim de Moura. Foi também pelo mesmo decreto que os dois municípios foi criado, sendo que o decreto foi assinado no dia 05 de agosto de 1983 pelo então governador Jorge Teixeira. Entretanto, por estar numa região mais privilegiada e por ter mais cidades como dependentes, Rolim de Moura ultrapassou Cerejeiras em todos os indicadores sociais, econômicos e políticos. Além disso, o município rolim-mourense é berço de grandes nomes da política rondoniense, como Ivo Cassol (PP), Valdir e Marinha Raupp (PMDB), João Cahulla (PPS) eExpedito Junior (PSDB).

 

 

Origem do nome


A origem do nome do município foi contada, também pelas redes sociais, por um dos moradores cerejeirenses. Veja o relato de Israel Neiva, morador já citado nesta reportagem:


Antes aqui [em Cerejeiras] era uma fazenda, que tinha o nome de fazenda escondido da família dos Arantes, Mais com a implantação, do projeto de colonização em 1975, as famílias começaram a chegar neste local. E encontraram uma pastagem de colonião e um gerente por apelido de Pernambuco. Em 29 de dezembro de 1979,as família se reuniram para escolher o nome da cidade. Junto com o então governador Jorge Teixeira, e como a reunião foi a uma casa recente construída de Cerejeiras e com o forte cheiro da madeira, então o governador decidiu por Cerejeiras, e sua emancipação foi em 05 de agosto de 1983.

Autor / Fonte: folhadosulonline/ Rildo Costa

Leia Também

Comentários