Cerejeiras: Delegado substituto assume cargo após titular ser afastado a pedido do MP

Atuante na Delegacia Civil de Cerejeiras desde o dia 18 de novembro, o delegado Renato César Morari continua em missão até janeiro de 2016, quando passará a atuar no mês de fevereiro, em Rolim de Moura. Segundo informações, a direção da Polícia Civil de Rondônia (PC) aguarda o próximo concurso público para que um delegado seja enviado para Cerejeiras.

 

Em novembro quando assumiu a Delegacia, havia 254 ocorrências paradas, estas já foram despachadas desde sua chegada e mais 548 inquéritos sendo 102 já relatados. “Estamos correndo contra o tempo, temos hoje duas escrivãs, uma de Ariquemes e outra de Rolim de Moura para que possamos adiantar o trabalho. Tenho certeza que conseguiremos trabalhar em conjunto para colocar tudo aqui em ordem”.

 

Morari assumiu a delegacia em novembro, após o afastamento do delegado Giuliano R. Lopes, que está sendo investigado pela delegacia regional e pela Corregedoria da Polícia Civil do Estado por suspeitas de informalidades em condutas funcionais. “O Ministério Público abriu uma ação civil pública por improbidade contra o delegado e, após investigação, constatou-se que ele não realizava prisões, flagrantes, falta de comprometimento com o trabalho. Eu não imaginava a gravidade da situação, pois o MP viu a necessidade até de afastá-lo do Estado”, colocou o delegado.

 

Foi diagnosticada a necessidade de priorizar os inquéritos com mortes, homicídio, acidente de trânsito com morte e os crimes de estupros, que juntos totalizam em mais de 70% dos procedimentos em tramitação. “Fui chamado para organizar a delegacia, e se formos comparar o número de inquéritos com os de Ariquemes, o índice é bem menor. Aqui temos seis escrivães, cinco agentes, dois datiloscopistas e um delegado para trabalhar com apenas 1.753 ocorrências em 2015”, colocou o delegado.

 

A segunda meta estipulada é a redução do número de inquéritos que tramitam no cartório, organização do depósito e do pátio da delegacia. Além de intensificar algumas investigações em andamento de crimes de roubos e tráfico de drogas.

 



Fonte: Diario da Amazônia 
Autor: Da redação

 

Autor / Fonte: Folha do Sul

Leia Também

Comentários