Quatro dias depois da eliminação na Copa América para o Paraguai e perto do aniversário de um ano do 7 a 1 sofrido diante da Alemanha na Copa do Mundo, o futebol brasileiro resolveu começar a debater o seu futuro e buscar soluções para voltar a ser vencedor. O coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi, afirmou nesta quarta-feira que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai reunir todos os ex-técnicos da seleção ainda vivos para fazerem parte do que ele chamou de um Conselho de Desenvolvimento Estratégico do Futebol Brasileiro.

 

A ideia do conselho é ouvir os profissionais sobre as dificuldades do futebol no Brasil e entender a origem do problema que, segundo Gilmar, está na base. Além dos ex-treinadores também serão chamados para opinar jogadores campeões do mundo com a seleção, representantes da mídia esportiva e profissionais de ciências e tecnologias do futebol.

 

O objetivo é diagnosticar o quadro atual do futebol brasileiro em diferentes óticas com profissionais de várias modalidades, criar um plano estratégico e a implantação do plano - afirmou o dirigente, em entrevista ao programa “Seleção Sportv”.

 

O coordenador de seleções disse que é preciso ouvir as dificuldades pelas quais os técnicos estão passando.

 

- Vamos chamar treinadores brasileiros para vir a CBF para debater conosco e falar das suas dificuldades para entendermos a origem do problema, que está na base. É onde precisamos melhorar. Temos que pensar no futuro e trabalhar onde as coisas são feitas - afirmou.

 

 

Gilmar disse ainda que treinadores estrangeiros também serão convidados para participar do debate.

 

 

- Num segundo momento, chamaremos treinadores estrangeiros para debater com os nossos treinadores. Nós da CBF queremos buscar soluções. Estamos abrindo a CBF para que tenha conhecimento de fora e pensar o futuro da nossa seleção e do nosso futebol, pois a seleção nada mais é do que consequência do futebol brasileiro.