Campanha de prevenção contra DSTs é realizada durante carnaval 

Campanha de prevenção contra DSTs é realizada durante carnaval 

A prevenção e a conscientização sobre os ricos das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são o foco de uma campanha promovida por profissionais de diversas áreas da saúde durante o período de carnaval em Guajará-Mirim (RO), situada a aproximadamente 330 quilômetros de Porto Velho. A ação teve início nesta semana e acontece ao longo dos dias de festas carnavalescas em vários pontos da cidade, com orientações, testes rápidos e entrega de preservativos.

Ao G1, a coordenadora da campanha, Maria Isabel Araújo, explicou que o principal objetivo é incentivar o uso da camisinha. Segundo ela, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) registrou somente em 2017, vinte novos casos confirmados de pessoas que contraíram Aids no município, tendo cinco mortes confirmadas, sendo quatro no ano passado e uma já neste ano.

“O primeiro local que resolvemos fazer a ação foi a feira municipal, onde há um grande fluxo de pessoas todos os dias. Nossas equipes entregaram panfletos, deram orientações sobre os riscos das doenças, distribuíram preservativos e também realizaram cerca de 50 testes rápidos para diagnosticar DSTs e hepatites virais”, explicou a servidora.

Isabel explicou ainda que além das DSTs, a campanha também abordar outras doenças como a tuberculose e a hanseníase (Foto: Cleilson Sales/Arquivo pessoal)

Isabel explicou ainda que além das DSTs, a campanha também abordar outras doenças como a tuberculose e a hanseníase. Além disso, incentivará que as pessoas façam exames de rotina periodicamente pelo menos uma vez por ano e que mesmo após o fim das festas de carnaval, a ação continuará sendo feita nos postos de saúde.

“É um assunto delicado, por isso nossos profissionais intensificaram este trabalho de prevenção e conscientização, justamente para chamar a atenção da população neste sentido”, finalizou.

Assim como em 2017, a prefeitura anunciou o cancelamento do carnaval público em 2018 por falta de condições financeiras e contenção de gastos. As festas estão acontecendo por conta de associações e empresas do ramo em eventos particulares.

A programação no município iniciou na última sexta-feira (9) e tem previsão para encerrar na próxima terça-feira (13).

Autor / Fonte: Júnior Freitas, G1 Guajará-Mirim e Região

Leia Também