Fortes áreas de instabilidade se formaram sobre o Sul do Brasil no decorrer da tarde desta terça-feira por causa do calor intenso e da chegada de uma frente fria ao Rio Grande do Sul. Nuvens muito carregadas que provocam chuva forte, muitos raios e trovões e intensas rajadas de vento cresceram sobre os três estados, mas com maior intensidade sobre o Rio Grande do Sul.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajadas de vento  de 78 km/h em Chuí e em Dom Pedrito e de 77 km/hem Jaguarão. O aeroporto de Pelotas registrou rajada de 67 km/h. Em Porto Alegre a temperatura chegou a quase 36°C.

 

© Fornecido por Climatempo

Mais temporais

Os temporais vão se repetir nesta quarta-feira  e se espalham sobre o Rio Grande do Sul. Há risco de tempestades em muitas áreas do Estado nesta quarta-feira e também na quinta-feira, por causa da passagem de uma frente fria pelo litoral gaúcho. Em Santa Catarina e no Paraná, as fortes pancadas de chuva ainda voltam a ocorrer a partir da tarde, mas o sol aparece forte.

Além da chuva forte, há risco de raios e ventos fortes com rajadas que podem superar os 70 km/h. O calor diminui no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina até a quinta-feira, mas volta na sexta e no fim de semana. O Paraná permanece quente. A sensação térmica no Sul nesta quarta-feira pode voltar a superar os 40°C em Santa Catariana e no Paraná.

 

© Fornecido por Climatempo

Canoas (RS) 13-1-2015 por Marcus Pereira

 

© Fornecido por Climatempo

Cumulonimbus em Itapoá (SC) 13-1-2015 por Neusa Lopes

Frentes  frias e menos calor

Até a segunda-feira, 19 de janeiro, três frentes frias vão avançar pelo litoral da Região Sul ajudando a formar nuvens carregadas que vão provocar chuva forte. O ar polar das duas primeiras frentes frias será fraco e não vai dar conta de aliviar o calor em todo o Sul. Somente a terceira frente fria terá ar polar suficiente para baixar a temperatura nos três Estados. A diminuição da temperatura será sentida só a partir do dia 19 de janeiro

© Fornecido por Climatempo

Quando o calor vai diminui?

Desidratação é um dos perigos do verão  

Raios UV e o seu tipo de pele 

Entenda o que é a sensação térmica 

Ache a sua onda e a sua tribo no Climasurf

Cuidados especiais com os alimentos em dias de forte calor