Cacoal:Estudantes arrecadam alimentos para pacientes

 

Estudantes escolheram a casa de apoio para receber os alimentos depois de uma visita na entidade (Foto: Rogrio Aderbal/G1)

Estudantes escolheram a casa de apoio para receber os alimentos depois de uma visita à entidade (Foto: Rogério Aderbal/G1)

A casa de apoio Amor Fraterno de Cacoal (RO), cidade localizada cerca de 480 quilômetros dePorto Velho, recebeu na última segunda-feira (27) a doação de mais de mil quilos de alimentos e quase 150 litros de óleo de soja. A entidade hospeda pessoas com câncer que vêm para o município para tratar a doença. Os produtos foram arrecadados por estudantes durante o 3º Salão de Iniciação Científica Linguístico-Literária realizado no mês de junho pelo Instituto Federal de Rondônia (Ifro). Alimentos devem garantir as refeições por mais de um mês na casa.

De acordo com o estudante Wildeilson Alexandre Carneiro do curso técnico em Agropecuária, os alimentos foram arrecadados durante a inscrição no salão, e foram os próprios alunos que decidem para onde os alimentos seriam doados. A casa de apoio foi escolhida, segundo ele, pois a turma ficou sensibilizada ao conhecer a entidade. "A maior parte dos alunos que esteve na instituição no mês passado se emocionou em conhecer as dificuldades de pacientes, que estão longe de casa lutando contra o câncer, por isso decidimos fazer essa doação, porque sabemos que muitos não têm condições de custear as despesas", declara.

A casa conta atualmente com 74 pessoas hospedadas, entre acompanhantes e pacientes que fazem tratamento contra câncer no Hospital São Daniel Comboni.  De acordo com o tesoureiro da entidade, Edemar Panseiro, além receber pessoas de todo o estado de Rondônia, a casa atende também pacientes do Acre, Amazonas e Mato Grosso.

"Hoje, a única coisa que a gente cobra é a refeição dos pacientes e acompanhantes, que gira em torno de R$ 5 por dia. Parece pouco, mas para quem está passando por dificuldades financeiras esse dinheiro faz falta, tanto que não fazemos exclusão de quem não tem condições para contribuir. Por isso, esses alimentos são muitos bem-vindos, pois essa doação vai garantir a alimentação por mais de um mês na casa", aponta.

 

Autor / Fonte: G1

Leia Também

Comentários