Cacoal: Pit Stop marca luta pelo fim da violência contra as mulheres

O mundo comemora hoje o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, data criada em 1981, no 1º Encontro Feminista da América Latina e Caribe em Bogotá, na Colômbia. Em Cacoal o dia foi lembrado com um pit-stop na avenida Porto-Velho , no centro da cidade.

 

O foco principal da ação é conscientizar e alertar a população quanto aos direitos da mulher e divulgar os canais de denúncia para vítimas de agressão. Segundo a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Gisele da Costa Gomes, a violência contra mulher ocorre nos espaços públicos e privados, de forma física e moral através de agressões verbais, que reduzem a auto-estima causando danos à saúde, gerando estresse e enfermidades crônicas. . ‘Em Cacoal ainda são registrados muitos casos de violência contra mulher, nós do CREAS recebemos essas vítimas e damos todo o apoio psicossocial, com visitas e todo o acompanhamento necessário’, disse Gisele.

 

De acordo com Gisele, o CREAS realiza o acompanhamento da vítima por pelo menos seis meses, podendo se estender caso seja necessário, e alerta que apesar das campanhas o medo de denunciar ainda é muito grande. ‘Existe um receio muito forte ainda , porque o agressor age no psicológico , ameaçando matar os  filhos e a família da pessoa agredida. Mas essas mulheres precisam encorajar-se e se libertarem dessa prisão que é o medo. Nos procurem que nós daremos todo o apoio necessário’, afirmou Gisele. O CREAS  funciona na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAST) localizado na R. Silvio Aparecido Pereira, bairro Teixeirão, telefone – 3907-4227.

 

Assessoria de Comunicação - ASCOM

Prefeitura de Cacoal

Autor / Fonte: Assessoria/Prefeitura de Cacoal

Leia Também

Comentários