Cacoal: Encontro de grêmios resgata força da representatividade estudantil

Alunos das escolas municipais e estaduais que representam os grêmios estudantis do município participaram nesta quarta-feira, 25 de novembro, do I Encontro dos Grêmios, que tem como objetivo fortalecer o protagonismo juvenil e disseminar as práticas que acontecem nos grêmios estudantis da região, além de promover a interação entre os alunos. ‘Somos a voz da comunidade escolar, podemos através da nossa representatividade apoiar projetos que realmente façam a diferença nas instituições de ensino’, declarou Raiane Daniele, representante da Escola Municipal Maria do Socorro Viana de Almeida.

 

 A coordenadora do projeto Sônia Maria,  disse que o resgate histórico e cultural  dos grêmios estudantil no processo de escolha e  da comunidade é um dos fatores essenciais para preparar os jovens para atuarem no âmbito familiar, social e escolar, de modo autônomo compreendendo os seus direitos e deveres enquanto cidadão frente ao que eles possam vir a desenvolver. ‘O grêmio estudantil, compõe junto com  conselhos escolares e a eleição de gestores das escolas, o programa de  gestão democrática, dando voz aos estudantes, que poderão intervir de forma eficaz nas ações e decisões das instituições de ensino’, afirmou Sônia.

 

Segundo a coordenação do projeto, seis escolas municipais já constituíram os grêmios e outras cinco ainda estão no processo de formação. Para dar o suporte necessário a SEMED acompanha esses líderes estudantis através de um professor coordenador que atua diretamente na escola e os gestores pedagógicos  das instituições, para que seja desenvolvido um trabalho de forma organizado e sistematizado. ‘O Grêmio é a voz organizada e representativa dos estudantes, por isso sua importância no âmbito político e social. Após sentirmos  a necessidade da troca de experiências entre as escolas da rede municipal e com escolas estaduais, para que fosse elaborado os projetos de 2016,  realizamos esse encontro’, explicou o secretário de educação Joel Pereira.

Autor / Fonte: Assessoria

Leia Também

Comentários