Buritis: Programa Mais Médico ampliará atendimento na rede Municipal


O município foi novamente contemplado pelo programa “Mais Médico” e de acordo com informações repassadas pelo Ministério da Saúde à Prefeitura Municipal, a população passará a contar com mais dois profissionais da área de medicina. Atualmente existem doze profissionais da área médica que atua na Rede Municipal de Saúde e destes, dois pertencem ao programa Mais Médico.



De acordo com informações repassadas pelo prefeito Toninho Correa (PMDB), a previsão é que já a partir da segunda quinzena do mês de Março, os profissionais já estarão à disposição da Administração. Outras informações repassadas pela secretária municipal de Saúde Josiane Quiuqui revelam que atualmente, sempre ás quartas e quintas feiras, a população conta com atendimento especializado na área de Ortopedia e Cardiologia – respectivamente. Exames de Alta Complexibilidade O atendimento prestado pela Rede Municipal de Saúde para exames de alta complexibilidade (Ressonância e outros), atualmente é feito por meio do Programa Diretor de Regional (PDR) que é formado pelo colegiado de Secretários Municipais de Saúde de todos os municípios do Estado de Rondônia, que define em assembleias, a quantidade de exames a que cada município tem direito.



Os exames são sempre prestados por empresas contratadas pelo Governo do Estado e sediadas em Porto Velho, o que obriga as Prefeituras a disponibilizar veículos para o deslocamento das pessoas que serão atendidas. Existe um limite máximo de atendimento para cada município. Procurando humanizar cada vez mais o atendimento na Rede Municipal de Saúde, o prefeito e secretária municipal de Saúde, estão buscando meios legais para reverter esta situação. Ocorre que em Buritis existe uma clínica particular capaz de prestar este atendimento, mas que na atualidade não está devidamente apta a ser cadastrada na Agência Estadual de Vigilância Sanitária.



Porém, a empresa já está cuidando dos detalhes burocráticos para em breve, passar a atender as pessoas necessitadas, que desta forma, não mais terão que se deslocar à Porto Velho. O propósito da Administração, segundo informou o prefeito, é além de oferecer comodidade aos munícipes, ainda gerar economia aos cofres do erário municipal com combustíveis, diárias e manutenção da frota.

Autor / Fonte: Assessoria/Mateus Andrade

Leia Também

Comentários