Buritis: Prefeitura recontrata Agentes Comunitários





Em entrevista concedida na manhã desta quinta feira (05/02), ao programa "Voz da Comunidade" na Rádio Interativa FM, a secretária municipal de Saúde Josiane da Silva Quiuqui, discorreu sobre vários assuntos pertinentes a Rede Municipal de Saúde. Um dos assuntos de grande interesse comentado pela secretária, tratou sobre os Agentes Comunitários de Saúde –ACS.



Os entrevistadores – Edson Nascimento e Irmão Sérgio, questionaram a secretária sobre os pagamentos dos ACS observando que houveram reclamações por parte dos mesmo sobre este compromisso. Josiane respondeu dizendo que realmente ocorreram alguns entreveros relacionados ao pagamento dos salários dos ACS’s, mas ponderou que a situação foi criada por falta de cumprimento da responsabilidade do Governo Federal em repassar o valor pré estabelecido por Lei Federal. “Esse problema ocorreu em todos os municípios brasileiros e não somente aqui em Buritis” lembrou ela, dizendo que por lei, cada município tem somente a responsabilidade de arcar com valores sobre insalubridade e recolhimento do INSS de cada servidor.



Josiane disse, porém que esta situação já foi resolvida haja visto que o Governo Federal já efetuou o repasse e todos os ACS’s já receberam seus pagamentos em atraso. A secretária da pasta de Saúde aproveitou a oportunidade e lembrou que após a apresentação de estudo de viabilidade e de impacto nas contas da Semusa, ocorrida na tarde da última quarta feira ao prefeito Antônio Correa de Lima e à secretária municipal de Governo Raimunda Siqueira, ficou determinado que todos os agentes contratados por meio de Teste Seletivo seriam recontratados. Ao todo são Cinquenta e Quatro servidores celetistas na área.



Ela disse que esta iniciativa da Administração Municipal por meio da Semusa, será necessário como forma de assegurar que as campanhas desenvolvidas pela Rede Municipal de Saúde em especial a da Dengue, sejam realizadas como pleno êxito e também para atuar na prevenção primária e secundária de situações relacionadas a saúde da população. Josiane pediu o apoio da população em geral no tocante a fiscalização dos Trabalhos dos agentes. “Criamos uma Ouvidora Pública para justamente recebermos qualquer tipo de denúncia e a única forma de sabermos de os agentes que atuam em determinada área está realmente cumprindo com suas obrigações, é através da colaboração dos próprios moradores” pediu ela.



No município de Buritis, cento e vinte e dois Agentes Comunitários de Saúde atuam na área rural e urbana. A recontratação de todos os ACS celetistas foi fundamentada pelo Plano Municipal de Governo criado pela atual Administração ainda no período de campanha eleitoral que trata a atenção básica e preventiva como uma das ferramentas para humanizar o atendimento nos Postos de Saúde da rede Municipal.

Autor / Fonte: Assessoria/Mateus Andrade

Leia Também

Comentários