Baixíssimo nível do Rio Machado em Ji-Paraná preocupa

Já passados mais de dois meses sem chuvas, o nível do rio Machado em Ji-Paraná, começa a preocupar autoridades locais. Nesta quarta-feira (20), a régua marcava 6,42cm estando bem próximo de uma marca histórica quando marcou 6,38cm no ano 2004, portanto há 12 anos.

Lucenir Saldanha, responsável pela medição diária acredita que nível atual já é bastante preocupante. O comandante do Corpo de Bombeiros (2º GBM) tenente bombeiro Dos Santos alertou para os riscos de acidentes, e o presidente da Colônia de Pescadores Z-9, Manuel Dantas, afirmou que a baixa do rio já prejudica o sustento de 120 associados que sobrevivem da pesca.

“Se continuar com essa estiagem, certamente, esse nível deve baixar dos seis metros até o final de outubro, quando começa as primeiras chuvas. Até lá, minha expectativa é bastante pessimista”, declarou Lucenir Saldanha que trabalha na medição desde o ano de 2004. Ele frisou que também tira a maior parte do sustento de sua família com a pesca. “Ganho pouco e com a água baixando os peixes somem”, lamentou.


O presidente da Colônia dos Pescadores Z-9, também se mostra preocupado. Segundo ele, são 120 pescadores associados que mantém suas famílias com a pesca. Dantas lembrou que o mês de maior seca é setembro, e ainda está longe, e os pescadores já observam o aparecimento de muitas pedras nos últimos dias, o que não ocorria nos últimos anos.

“É preciso muita atenção quando estiver navegando no rio Machado, mesmo para os que conhecem o rio há anos. Ainda de acordo com Dantas os peixes, nesta época do ano se escondem entre as pedras e os que menos aparecem são: pintado, pacu, pescado e bagre.

O presidente da colônia também teme outra situação causada pela seca, o desabastecimento do comércio. “Certamente, o comércio poderá ficar sem ser atendido, e o pescado que aparecer serão oriundos de cativeiros, consequentemente, o preço também ficará mais salgado”, afirmou. A Colônia Z-9, além de Ji-Paraná também contou com pescadores associados em Jaru, Ouro Preto, Presidente Médici, Cacoal e Machadinho.

 

Alerta 

 

Atenção, usar sempre colete salva-vidas e evitar navegar pelos rios da região central do Estado no período da noite. Este foi o alerta dado pelo comandante do 2º GM (Corpo de Bombeiros) tenente BM Dos Santos a equipe de reportagem do Diário. 


Dos Santos também alertou os proprietários de balneários existentes em Ji-Paraná. Segundo ele, é de costume crianças e adolescentes, acompanhadas de seus responsáveis, entrarem na água sem observar as mínimas condições de segurança, como o colete salva-vidas. “O correto é procurar pontos rasos, diminuir o consumo de bebidas alcoólicas. Isso porque, nenhum estabelecimento conta com o serviço Salva-Vidas”, concluiu.

Autor / Fonte: Site Rul/Por J. Nogueira- SGC�

Leia Também

Comentários