Associação Rural de Candeias recebe ensiladeira

 ensiladeira_0135

Associação Rural da Bacia Leiteira de Candeias do Jamari produz café, leite, milho e inhame.

 

A Associação Rural da Bacia Leiteira de Candeias do Jamari (ARBALC) recebeu esta semana uma ensiladeira do governo do estado. O equipamento tem a finalidade de produzir a silagem, utilizada como nutriente para os animais durante o período de estiagem. A associação, que fica na linha 43, quilômetro 17, do município de Candeias do Jamari, contempla diretamente 40 famílias, que produzem leite, café, milho e inhame.

 

Antônio Onofre de Souza, produtor rural da linha 43, lembra que a comunidade está animada com a produção de legumes e hortaliças. “Este ano plantamos 30 hectares e esperamos colher perto de 4.500 toneladas”.

 

O presidente da associação, Osmano José Ramos, mora na região há 18 anos. Ele destaca a utilidade da ensiladeira na produção de alimento para o gado leiteiro durante o período de estiagem. “Nossa principal atividade econômica é a produção de leite, a ensiladeira vem para acabar com o serviço braçal no corte das campineiras para alimentar o gado na época da seca. Vamos trabalhar com outras quatro associações e assim atender mais de 600 famílias”.

 

O agricultor Paulo Sergio Zeferino Amaral produz em sua propriedade café, leite, farinha e mandioca. Ele comentou que a maior dificuldade é a falta de calcário para corrigir o solo. “Nossa dificuldade é com o calcário, com este insumo podemos produzir leite, milho e silagem com melhor qualidade”.

 

Presente à solenidade de entrega da ensiladeira, o secretário da Seagri, Evandro Padovani, lembrou que “o governo acaba de construir a mais moderna usina de calcário da região norte, e os produtores poderão adquirir calcário de qualidade aqui mesmo, no estado, a custos menores”, concluiu. 

Autor / Fonte: Dhiony Costa e Silva/decom

Leia Também

Comentários