Associação de Surdos de Cacoal é contemplada com terreno

O Prefeito de Cacoal Franco Vialetto recebeu na manhã desta sexta-feira (24) representantes da Associação de Pais e Amigos dos Surdos Águia de Cacoal (APASA), para assinatura de concessão de direito do uso de imóvel urbano destinado ao núcleo de geração de renda da Associação. 


 
O terreno localizado na Rua Olavo Bilac, esquina com Rua José de Anchieta, no conjunto habitacional Nova Esperança, mede 5.659,86 metros quadrados e será utilizado para a construção do núcleo de geração de emprego e renda dos portadores de deficiência auditiva do Município, e a construção da sede, visando o desenvolvimento de projetos que beneficiem a comunidade de pessoas portadoras da deficiência.


 
Auxiliado pela interprete em libras Marinalva Alves Martiniano, o professor de libras e Presidente da Associação, Odirlei Pegoraro, falou sobre a implantação do projeto educacional voltado para os surdos em Cacoal. “Nosso objetivo é implantar a escola bilíngue de Português e Libras, para desenvolver a inclusão dos deficientes auditivos do município. Hoje Cacoal tem mais de 300 deficientes que através deste projeto pioneiro no interior do estado, poderão estudar da 1° série do ensino fundamental ao 2° grau do ensino médio sem interrupção por falta de intérprete e ainda a oportunidade de capacitação para o mercado de trabalho”.


 
O vereador Mário Moreira Jabá, falou sobre o projeto. “Essa luta da Apasa vem correndo longos anos, a pasta desse processo já está se desfazendo com o tempo, essa solicitação é de 2006, mas nunca haviam ouvido esse clamor. Quando a Marinalva me procurou e contou sobre a necessidade da Associação não pensei duas vezes, conversei com o padre Franco e a proposta de Lei foi enviada pra Câmara, onde foi votada e aprovada”, relatou.


 
“Este é um momento de muita emoção, pois sabemos das limitações enfrentadas pelos deficientes todos os dias. O que eu peço é que vocês não desanimem. Estamos juntos batalhando para que essas diferenças sejam cada vez menores. Este terreno não é para uma empresa, é para as pessoas que vão usufruir em busca de uma melhora de vida e de sua própria superação, e é isso que torna esse momento ainda mais importante. A Prefeitura de Cacoal está de portas abertas e dará toda ajuda necessária para que este projeto torne-se real,” declarou o Prefeito Franco Vialetto.


 
LIBRAS é a linguagem usada pela maioria dos surdos dos centros urbanos brasileiros e reconhecida pela Lei. Estão garantidas no Brasil, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da língua brasileira de sinais como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil. De acordo com as normas legais em vigor no País, as instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva.

Autor / Fonte: ascom

Leia Também

Comentários