Associação de Catadores expõe vassouras e sabão recicláveis

   Nesta terça-feira (05), representantes da Associação de Catadores de Recicláveis de Porto Velho (Asprovel) venderão sua produção de vassouras e sabão recicláveis nas dependências da sede do Incra, em Porto Velho. Essa ação tem o apoio do programa Coleta Seletiva Solidária do Incra/RO. Junto ao estande da Expovel, será montado o Espaço Cultural do Incra que vai expor uma parte da história do órgão em Rondônia. A atividade acontecerá de 8 às 16 horas, em frente ao bloco D (Avenida Lauro Sodré, Nº 3050, Bairro Costa e Silva).


 
O coordenador do programa local, servidor Raimundo Seixas, informou que o Incra vem apoiando a organização e o trabalho dos catadores há sete anos, doando materiais recicláveis, guilhotina para a produção das vassouras e realizando atividades diversas em prol da organização. "O programa tem uma preocupação que vai além da entrega do material reciclável aos catadores. Buscamos também apoiá-los em suas atividades produtivas e associativas para que se desenvolvam em seu ofício", explicou.


 
Em curso realizado este ano, os catadores aprenderam técnicas de reaproveitamento do material coletado para produção de vassouras, como o material pet, informou o presidente da associação, Geraldo Gonzaga de Lima. O presidente afirmou que a parceria com o Incra é fundamental para a consolidação da Asprovel e tem sido muito bem sucedida ao longo desses anos. O Incra doou recentemente cerca de 2,5 toneladas de materiais recicláveis para a Asprovel, além de luminárias fluorescentes, com calhas, reatores e lâmpadas em bom estado.


 
A "Coleta Seletiva Solidária" atende ao Decreto Nº 5.940, do Governo Federal e a associação que recepciona o material doado deve ser constituída por catadores de recicláveis descartados que tenham nessa atividade sua única fonte de renda, não possuir fins lucrativos, possuir infraestrutura para realizar a triagem e classificação dos materiais e apresentar o sistema de rateio entre os associados. Não há transferência de recursos financeiros entre as instituições.

Autor / Fonte: Ascom Incra-RO

Leia Também

Comentários