Assentados de Theobroma comercializam na I Feira da Reforma Agrária de Rondônia

O Incra deu início à realização das feiras da reforma agrária de Rondônia no município de Theobroma (RO), na sexta-feira (08), oferecendo alimentos produzidos pelos agricultores dos assentamentos da região. Participaram vinte assentados com infraestrutura padronizada e adequada às normas de comercialização.


 
A partir de agora, a Feira da Reforma Agrária em Theobroma será realizada todas as sextas-feiras à tarde, no bosque municipal, oferecendo frutas, laticínios, carnes, pães, lanches como caldo de cana e pastéis, doces, geleias e artesanatos. Os agricultores são dos assentamentos Vale Encantado, Lamarca, Rio Branco e Primavera.


 
O Incra entregou aos assentados o Kit Feira, composto cada um por uma barraca para dois feirantes, dois uniformes (avental e boné), cinco caixas de transporte de produtos, uma caixa de isopor, uma balança digital, uma placa de identificação do assentamento, cinco placas de preços e três milheiros de sacola de plástico biodegradável. “Essa é uma estratégia do órgão, através do Programa Terra Sol, para integrar os assentamentos à cidade, oferecendo alimentos de qualidade e ao mesmo tempo impulsionando o comércio e a agroindústria dos assentados”, destacou o superintendente regional do Incra, Luís Flávio Carvalho Ribeiro.


 
O programa é desenvolvido em parceria com a prefeitura do município, que dá suporte, acompanhamento e fiscalização à iniciativa. Os equipamentos são entregues mediante a assinatura de um Termo de Permissão de Uso, com validade de dois anos, podendo ser renovado por mais dois e doação posterior. 


 
“Esse projeto é muito bacana e é muito gratificante para o agricultor trabalhar padronizado assim e com direitos e deveres”, afirmou o presidente da Associação dos Pequenos Agricultores Rurais do Assentamento Primavera, Jaino Batista Nascimento, conhecido como “Camarão”, que levou para vender na feira as frutas e legumes que produz em seu lote com sua mãe Maria Wanderlei de Aquino.


 
O Incra investiu nos kits de Theobroma a importância de R$ 35 mil, com recursos do programa Terra Sol, através de processo licitatório realizado em 2014. O objetivo é proporcionar alimentos agroecológicos à população com organização e higiene e aumentar o potencial mercadológico dos assentados. A economista do Incra/RO e coordenadora regional do programa, Joana Vergotti, informou que os assentamentos do município foram os primeiros qualificados por já estarem organizados para comercialização em feira. Segundo ela, a programação para este ano é a aquisição de noventa kits para ampliar o atendimento aos assentados de Theobroma e chegar aos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Buritis, Campo Novo, Candeias do Jamari, Monte Negro e Guajará-Mirim.

Autor / Fonte: Ascom Incra-RO

Leia Também

Comentários