Arquitetos da Prefeitura elogiam e acompanham trabalho urbanístico de curitibanos em Vilhena

Arquitetos da Prefeitura elogiam e acompanham trabalho urbanístico de curitibanos em Vilhena

Arquitetos e responsáveis por projetos analisam planos para o futuro de Vilhena

Os arquitetos da Prefeitura de Vilhena e a equipe responsável pelos projetos do Município se reuniram na manhã de hoje e revelaram que o pedido pela consultoria urbanística externa contratada neste mês era um desejo de mais de 20 anos dos técnicos da Prefeitura.

O objetivo da equipe de 6 arquitetos coordenados pelo urbanista Jaime Lermen, de Curitiba, contratado no dia 22 de janeiro, será apresentar, dentro de 180 dias, um planejamento completo de longo prazo para o desenvolvimento organizado da cidade.

Arquiteto na Prefeitura de Vilhena há 15 anos, Elias Arruda, revela que a equipe técnica dos projetos do município pediu a várias administrações a contratação de uma consultoria renomada na área, mas nunca foram atendidos. “Ficamos felizes em o Eduardo ter tomado esta decisão, pois agora teremos respaldo técnico de qualidade internacional para buscar recursos para os projetos que fizermos. Além disso, poderemos fazer um plano completo para a cidade com mais velocidade, já que a equipe dele é várias vezes maior que a nossa”, conta Elias.

De acordo com Ricardo Zancan, os técnicos da Prefeitura serão os gstores do projeto e acompanharão tudo de perto. "O projeto será dividido em 4 etapas, sendo que a primeira visita de 6 arquitetos da empresa já está marcada para a semana que vem. Os estudos começaram. A empresa tem um histórico de sucesso em várias cidades do porte de Vilhena com equipe premiada no exterior que contratará ainda consultores de economia, tratamento de água, urbanização, trânsito e vários outros setores da cidade”, explica.

Problemas antigos em Vilhena, como a destruição das áreas verdes (ou sua construção sem estrutura adequada), a falta de uso dos espaços públicos e outros gargalos do trânsito, turismo, agricultura e todos os setores de desenvolvimento da cidade serão repensados.

“O Assosete e outros bairros da cidade não estariam sofrendo hoje se tudo tivesse sido feito com planejamento adequado no passado. Veja: temos pelo menos 8 setores industriais que estão repletos de casas e não cumprem seu papel. A cidade precisa urgentemente de um plano de longo prazo para organizar seu crescimento. Vamos crescer muito e com organização através de uma consultoria que faz isso com bons resultados em várias cidades”, garante o prefeito Eduardo Japonês.

Eduardo conta que esta é uma decisão de sua administração, mas que os resultados disso só poderão ser vistos dentro de alguns anos. É uma ação de gestão e planejamento que servirá de base para projetar Vilhena para o futuro.

EXPERIÊNCIA - Arquiteto e urbanista, Jaime Lermen foi governador do Paraná duas vezes e prefeito de Curitiba por três mandatos. Já foi presidente da União Internacional de Arquitetos, e atualmente é consultor das Nações Unidas para assuntos de urbanismo. Em 2010, foi considerado pela revista americana “Time” um dos 25 pensadores mais influentes do mundo.

Autor / Fonte: Assessoria/Prefeitura

Comentários

Leia Também