Ariquemes: Últimos dias da Campanha Contra Polio e Sarampo

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), lembra a toda a população que Campanha Nacional de Vacinação Infantil e contra os vírus da Poliomielite e Sarampo está chegando ao fim. As crianças tem até o dia 28 de novembro, para serem vacinadas.

 

Até o último dia da Campanha de Vacinação, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão prontas para atender a população no seu horário habitual de atendimento.

 

A equipe da Semsau busca a cada campanha inovar para vacinar o maior número possível de crianças, e um dos métodos adotado dessa vez, foi realizar dois dias "D", onde os as Unidades Básicas de Saúde (UBSs),  abriram suas portas em dois sábados do mês de novembro, para poder atender a população.

 

Poliomelite

As doses da vacina oral poliomielite (VOP), terão como população-alvo crianças a partir de 6 meses até menores de 5 anos, com a meta de vacinar 6500 crianças somente em Ariquemes. Para crianças com mais de 6 meses de idade que estejam com esquema vacinal atrasado, é recomendada a vacina inativada da poliomielite (VIP), que é feita de forma injetável.

 

Sarampo

Diferente da poliomielite, o Sarampo ainda é muito presente no mundo inteiro. Há a presença do vírus na Europa, Ásia e África. No total, são 155 mil casos registados no mundo, o que abre espaço ao vírus importado, trazido e levado por viajantes.

 

O Sarampo é uma doença de grande contagiosidade, e por conta disso, é preciso apostar na Campanha de Seguimento, que é voltada não só para quem está com o calendário vacinal atrasado, mas como um reforço para quem já tomou, pois muitas vezes o indivíduo não criou imunidade.

 

O público-alvo da vacinação da chamada Tríplice Viral – que também protege contra rubéola e caxumba - são crianças de 1 a 5 anos incompletos.



Fonte: Comunicação PMA

Foto: Arquivo PMA

 

Autor / Fonte: assessoria

Leia Também

Comentários