Ariquemes recebe efetivo policial para intervenção em segurança

Dados do relatório do panorama da Polícia Civil da comarca de Ariquemes mostram que a região figura no cenário Nacional e Estadual como sendo a mais violenta do Estado de Rondônia. Por esta razão, na tarde desta segunda-feira (30) foi realizado no 7° BPM a Formatura de apresentação dos novos policiais militares e troca de comandante, para reforço do efetivo policial como uma medida para reduzir a criminalidade.


Com a presença do Governador Confúcio Moura, a solenidade contou com a presença de representantes da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA), OAB, polícia civil e sociedade civil organizada. "Com esse reforço nas ruas resultará, com certeza, em um sentimento de segurança para todos Ariquemenses. E este foi resultado de forças que se uniram para conseguirmos este reforço na segurança como a ACIA, OAB e toda sociedade civil. Parabenizo o Governador Confúcio Moura e Comandante Geral da PM Ênedy Dias que juntos vêm tomando medidas importantes e reforçando o compromisso do Estado com a segurança e com o bem-estar da população", expôs o chefe do executivo municipal.


Dos 155 policiais lotados no Vale do Jamari, 72 atendem Ariquemes, 30, Buritis, seis em Distrito de Jacinópolis, 16 Cujubim, 11 Montenegro, oito em Campo Novo, cinco no Distrito Rio Pardo, cinco em Alto Paraíso e dois em Rio Crespo. Dos nove municípios que compõem a região do Vale do Jamari, apenas a Machadinho D´oeste será atendido pelo 8º Batalhão da Policia Militar em Jaru.


O quantitativo de policiais representa reforço de mais de 40% do efetivo total no Vale do Jamari que era de 384 policiais. Somente em em segurança pública.


Contudo, a Prefeitura de Ariquemes, preocupada com o atual cenário, já iniciou o trabalho de segurança com a ampliação do sistema de monitoramento com câmeras de vídeo, que foram instaladas nos principais pontos da cidade destacados como áreas de grande abrangência e movimentação para captação diária das imagens em que foram instaladas.

A Central de Monitoramento está sendo operada em conjunto pela Guarda Municipal e Polícia Militar realizando o acompanhamento das ocorrências em tempo real também em parceria com a Polícia Civil. As imagens gravadas ficam armazenadas na Central durante 15 dias e, após esse período, são armazenadas no banco de dados da Prefeitura.

Autor / Fonte: Assessoria/Prefeitura de Ariquemes

Leia Também

Comentários