Aprovada lei que cria quatro novas coordenadorias de educação em Rondônia




Foi aprovado pela Assembleia Legislativa, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei Complementar (PLC 17/2015), que dispõe sobre a criação das Coordenadorias Regionais de Educação I e II e o Núcleo de Apoio à CRE (NAC). As coordenadorias passam a ser em número de 18 e não mais 14. Foram criadas as unidades de Alta Floresta, Costa Marques, Espigão do Oeste e Buritis.

A nova lei prevê, ainda, a criação do Núcleo de Apoio no Baixo Madeira, vinculado à Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Porto Velho, e será responsável pelo atendimento a três escolas e duas extensões de ensino médio, localizadas nos distritos de Calama, Nazaré, São Carlos, Cujubim Grande e Linha Aliança, totalizando 1.069 alunos.

A criação das novas instâncias pretende fortalecer as atividades da educação estadual nos estabelecimentos de ensino. As Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) têm como atribuições principais implantar e implementar a política de educação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc); promover a integração entre órgãos públicos e privados no contexto regional; atender as necessidades de informações pedagógicas e administrativas a nível local e nível central e coordenar, orientar, acompanhar e avaliar as ações das unidades escolares da área de sua abrangência.


Vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Martins (PMDB) disse que houve a “adequação de algumas situações”. “Tem município que estava sendo atendido por uma Coordenadoria mais distante, e agora vai ser atendido por uma mais perto. Acredito que a mudança é positiva”, afirma o parlamentar.

As CREs existentes hoje estão localizadas em Ariquemes, Cacoal, Cerejeiras, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Ouro Preto, Porto Velho, Jaru, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé, Rolim de Moura e Vilhena

Autor / Fonte: Mara Paraguassu/Decom

Leia Também

Comentários