Alunos do Senai Rondônia participam da Seletiva WorldSkills

 

Referência internacional em educação profissional, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) realiza seletiva para a Olimpíada do Conhecimento - a maior competição de educação profissional das Américas, nesta segunda-feira, 4 de julho, às 9 horas, na unidade Senai CEET Sebastião Camargo com a presença do presidente da Fiero, Marcelo Thomé, do diretor Regional do Senai-RO, Valério Duarte, dentre outros convidados.

Promovida a cada dois anos, a fase Nacional, reúne alunos do Senai em várias ocupações industriais e de todos os Estados do Brasil. Os primeiros colocados da Olimpíada do Conhecimento em sua fase Nacional vão representar o Brasil, no ano seguinte, no World Skills International, que acontece em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, em 2017.

Esta seletiva, que faz parte da Olimpíada do Conhecimento do Departamento Nacional do Senai, tem o objetivo de proporcionar aos participantes a oportunidade de vivência em situações reais de trabalho de cada profissão. Alunos das unidades Marechal Rondon, Porto Velho, e Bonifácio Almodovar, Vilhena, vão representar o Senai Rondônia.

O presidente da Fiero, Marcelo Thomé lembra como é importante, no momento de dificuldade pelo qual passa o Brasil, o empenho dos estudantes. “O país precisa de competitividade, desenvolvimento sustentável. E a seletiva representa isso. A educação profissional abre oportunidades para cerca de 80% dos jovens brasileiros que não têm acesso ao ensino superior. A educação profissional aliada a uma educação básica de qualidade é um dos pilares da inovação e do aumento da produtividade e da competitividade da indústria brasileira. E o Senai tem importante papel nesta missão”, afirmou.

O diretor do Senai, Valério Duarte, acrescenta que ampliar a base de conhecimentos e a formação profissional dos brasileiros é fundamental para o desenvolvimento do país. Em sua análise, em tempos de retração da economia e de demissões nas empresas, quem tem qualificação profissional tem mais chances de manter o emprego. A educação profissional facilita e acelera o ingresso dos jovens no mercado de trabalho. “A educação profissional é a base para a construção de uma carreira de sucesso”, garante.

A coordenação estadual explica que em 2016 as regras das seletivas para a formação da delegação brasileira tiveram alterações. Até ano passado a equipe brasileira era formada a partir de um evento único, disputado em alguma capital brasileira onde os vencedores compunham a equipe nacional na WorldSkills. Para esse ano a escolha dos representantes passou a ser decentralizada, reunindo os campeões das etapas estaduais em 27 estados.

Autor / Fonte: ass- FIERO

Leia Também

Comentários