Alunos do município de Ouro Preto participam de formatura do Proerd

Alunos do município de Ouro Preto participam de formatura do Proerd

Nesta última sexta-feira (18), foi realizada a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) dos alunos das escolas municipais de Ouro Preto do Oeste. A cerimônia, com apresentações e entrega de certificados, foi realizada no Templo da Igreja Assembleia de Deus sede localizada no bairro Liberdade.

Cerca de 400 estudantes do Ensino Fundamental receberam o certificado de aluno “Proerd”. Estiveram presentes na cerimônia a advogada Veralice Veris Goncalves no ato representando a secretária Executiva Regional de Governo polo IV Maria Araújo de Oliveira, representantes dos Podes: Executivo e Legislativo municipal, professores, policiais militares, diretores das escolas, pais e familiares das crianças participantes. 

Após um trabalho que ocupou o primeiro semestre, os alunos aprenderam sobre a importância de dizer não às drogas, bem como a reforçar sua autoestima e a resistir à pressão para o consumo. Com isso, o certificado recebido nessa noite especial atesta a participação no programa e também oficializa o compromisso das crianças de procurar viver de forma saudável, sem depender de qualquer vício que possa lhes prejudicar e roubar a alegria.

Os alunos realizarem o compromisso Proerd, onde todos ficaram de pé e fizeram um juramento perante a Deus, seus pais e todos os presentes. Houve a premiação das melhores redações e apresentação cultural feitas pelos alunos. A diretora da Escola municipal Fernando de Azevedo pedagoga Elza da Silva Fritz disse que sabe da importância do programa e das lições dadas pelos militares em relação a prevenção contra as drogas. Ela também elogiou a dedicação dos alunos e juntamente com sua equipe de trabalho deixou a unidade escolar de portas abertas para futuras turmas do Proerd e pontuou a parceria da Polícia Militar através do destacamento local. 

O Proerd é um projeto que tem como objetivo a capacitação de crianças, adolescentes e adultos para resistirem às drogas e a violência. Policiais militares, através de ações de polícia ostensiva de caráter educacional, realizam atividades que abordam e valorizam a vida e a construção de uma sociedade mais justa. O Estado de Rondônia, conta com um total de 90 instrutores do Proerd. No período do 1º semestre de 2000 até o ano 2016, foram atendidas pelo Programa aproximadamente 234 mil crianças com o Programa.

Proerd é a versão brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E, criado em Los Angeles/EUA.  Implantado no Brasil em 1992. No estado de Rondônia o Proerd atua desde o ano de 2002. As instruções são aplicadas em sala de aula, por um policial militar, devidamente capacitado, chamado Policial Proerd.

Proerd

O Estado de Rondônia é o 2º a aplicar o novo currículo Caindo na Real. No 1º semestre de 2014 a Coordenadoria Estadual do Proerd fez uma atualização com todos os instrutores do Estado de Rondônia, e no 2º semestre de 2014 deu-se início ao currículo caindo na Real onde foram atendidos mais de 8 mil alunos da rede Estadual e Municipal do estado de Rondônia.

Este currículo é aplicado durante (10 semanas) onde é apresentado o modelo tomada de decisão do Proerd, que através de quatro passos possibilita o aluno a refletir sobre o processo decisório e a fazer suas escolhas positivas e resolver seus problemas com responsabilidade.

Aborda também temas como conversa em família, buscando com isso a maior participação dos pais no processo de aprendizagem de seus filhos, o Bullying, as suas consequências, o uso de drogas e a pratica de violência.

Dez mil

No ano de 2016 foram atendidos aproximadamente 10 mil crianças e adolescentes em todo o Estado. A meta para o ano de 2017 é passar dos 40 mil atendimentos, ultrapassando assim os 270 mil atendimentos desde o segundo semestre do ano 2000 até o final do ano de 2017, 300 mil até o final do ano de 2018.

Autor / Fonte: Secom – Governo do Rondônia

Comentários

Leia Também