Água Para Todos atenderá sete municípios e 742 famílias em Rondônia

 
 
Beneficiando sete municípios rondonienses e um total de 742 famílias em sua primeira fase, o acordo de cooperação do programa do governo Federal em parceria com o governo do Estado denominado Água Para Todos, foi assinado na manhã desta sexta-feira (29), durante reunião realizada no gabinete da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), em Porto Velho.


As 28 comunidades selecionadas atendem critérios estabelecidos pelo Ministério da Integração Social e a questão burocrática por vezes se tornou um entrave no processo. O Ministério Publico Estadual (MP/RO) e Tribunal de Contas (TC/RO), estão atentos fiscalizando todas as etapas e por isso a necessidade de atender as normas e manter os cronogramas de trabalho.


Tal cuidado por parte do Governo do Estado através da equipe da Sepog resultou na assinatura do convênio que hoje já está em licitação. “Tanto o projeto de Trabalho Técnico e Social (PTTS) como o de engenharia já foram encaminhados para a Superintendência de Compras e Licitação de Rondônia (Supel/RO)”, explica Natan de Oliveira, coordenador do programa no Estado.


De acordo com o secretário da Sepog, George Braga, foi com grande esforço que o Governo do Estado foi buscar este recurso em Brasília, batalhando para trazer o programa para Rondônia, um dos dois beneficiados na região norte, disponibilizando ainda uma equipe para levantar as áreas com urgente necessidade de atendimento. “A agua é essencial para a manutenção da vida e com o programa as comunidades ganham qualidade de vida, desafogando inclusive a rede de atendimento de saúde”, ressaltou George Braga.


“Com tantas promessas, de tanto tempo, as pessoas já não acreditam mais e eu mesmo não posso me sentir contrariado uma vez que compreendo a situação. Embora possa parecer algo tão pequeno para os políticos tomar essa dimensão enorme para quem é atendido e espero em breve estar festejando mais esta realização do Governo que batalhou para sua concretização”, afirmou o prefeito de Alvorada do Oeste Raniery Fabris, durante o ato de assinatura do acordo.


Necessidades
Considerada uma região muito seca, onde nesta época do ano os beneficiários do programa são obrigados a buscar água em baldes numa distância de até dois quilômetros, as 124 famílias beneficiadas no assentamento Martin Pescador, a 35 quilômetros de Urupá, tinham uma vida sofrida. “Agora com a assinatura do acordo teremos estas famílias tomando banho e com água limpa e de qualidade”, conta o prefeito de Urupá Sérgio dos Santos.  


 Serão beneficiados nesta etapa os municípios de Candeias do Jamari, Theobroma, Urupá, Alvorada do Oeste, São Francisco do Guaporé, Costa Marques e Guajará Mirim. “Essa era uma responsabilidade imensa que estava nas costas dos prefeitos e que agora vemos realizado”, conta a prefeita de são Francisco do Guaporé, Gislaine Clemente Lebrinha.

Autor / Fonte: ascom

Leia Também

Comentários