Agenda Integrada reafirma compromissos de governo

 Para a próxima semana Governador apresentará nomes para as pastas pendentes

Para a próxima semana Governador apresentará nomes para as pastas pendentes

 

A política de gestão estabelecida como espinha dorsal deste governo foi a pauta do encontro da Agenda Integrada de Resultados (AGIR) de Transição – 1ª Rodada, realizada na manhã desta quinta-feira (18), no Rondon Palace Hotel. O evento reuniu o alto escalão do Governo para apresentação de metas pactuadas e cumpridas que servirão de base para a nova gestão.

 

Durante discurso, o Governador Confúcio Moura ressaltou que em busca de eficiência é que se implementou a Agir, instituindo um ritmo de trabalho com metas bem definidas e compromissos de governo a serem cumpridos. “Temos que ter compromisso e a Agir é um balanço dessas atividades”.

 

Ele lembrou ainda que não pode ser responsabilizado sozinho por omissões, em deferência aos últimos fatos ocorridos envolvendo membros de sua equipe. Situações que serão superadas a partir do esclarecimento por parte dos órgãos responsáveis e trabalho em prol da população.

 

“Temos muitos nomes de pessoas competentes indicadas por partidos, mas temos princípios legais, normas e jurisdições a seguir, nada sem passar pela Procuradoria Geral do Estado antes”, afirmou Confúcio.

 

De acordo com Emerson Castro, que deixou a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para assumir a Casa Civil, agora o governo possui maturidade e experiência, o que de certo modo aumenta a responsabilidade, daí a necessidade e o compromisso do secretariado em defender o Governo e o Estado.

 

“Nós não estamos aqui pra ditar o ritmo, pois quem o faz é o próprio Governador, mas estamos aqui para auxilia-lo”, garantindo ainda que “toda e qualquer nomeação deverá passar pelo crivo técnico, judiciário e moral”, assegura o novo Chefe da Casa Civil.

 

Para George Braga que continua à frente da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), e da Secretária de Estado de Assuntos Estratégicos (Seae) a simplificação dos atos, celeridade e transparência são os eixos em que está embasado o Governo e também a nova gestão.

 

Reunião Da Agir (3)

Após as exposições foi realizada uma coletiva de imprensa onde o Governador Confúcio apresentou os nomes dos representantes de dez secretarias e da Companhia de Mineração de Rondônia (CMR). De acordo com a diretora executiva da Seae, Rosana Cristina Vieira de Souza, “esta é a primeira rodada e o Governador deve anunciar os nomes restantes na próxima semana”.

 

Educação

A educação tinha como uma de suas principais metas a reforma e ampliação de 40 escolas no Estado, das quais 36 foram realizadas em 28 municípios, 23 quadras tem previsão de entrega até janeiro de 2015 e 150 escolas em 13 municípios estão em reforma elétrica, algumas sem receber este tipo de assistência por ao menos 30 anos.

 

Justiça

As principais metas para a Secretaria de Justiça são a ampliação e reforma de 11 unidade prisionais no Estado além de um trabalho voltado para o apenado evitando a reincidência criminal.

 

Atualmente 993 reeducando possuem trabalho remunerado, 627 exercem algum tipo de ofício, são realizados cursos profissionalizante e projetos onde eles podem participar como a fábrica de bolas, a Fazenda Futuro, Projeto Novo Olhar onde os apenados em convênios com as prefeituras realizam a recuperação de canteiros em praças e avenidas.

 

Ações voltadas ainda para a capacitação de servidores, aquisição de equipamentos como as pulseiras eletrônicas são alguns dos investimentos realizados pelo Estado.

 

Secretários e técnicos do estado participaram da reunião da Agir

Secretários e técnicos do estado participaram da reunião da Agir

 

Sedam

Um dos principais serviços realizados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental  foi a simplificação de licenciamento. Apenas em 2014 foram 4.234 empreendimentos licenciados, um número possível somente através da desburocratização e acordo com os municípios.

 

O Zoneamento Socioeconômico e o Cadastro Ambiental Rural (CAR) que previa a regularização de 80 mil propriedades foram outros projetos de êxito, assim como a piscicultura que saltou de uma produção de 3.613 toneladas para 74.009,90 toneladas, um crescimento de 490%.

 

O projeto Floresta Plantada foi outro empreendimento de sucesso com o plantio de mais de quatro milhões de mudas e um lucro de mais de R$ 19 milhões em venda de madeira da espécie Teca para o mercado internacional.

 

Fotos: Ésio Mendes

Autor / Fonte: Romeu No�/decom

Leia Também

Comentários