Adriano Boiadeiro perde a garantia de foro especial por prerrogativa de função



Porto Velho, RO –
O espalhafatoso ex-deputado Adriano Boiadeiro (PRP), frustrado no ano passado ao tentar a reeleição, vai responder pelo crime de ameaça em primeiro grau de jurisdição em alguma das varas criminais da Capital.

Boiadeiro teve o nome envolvido, assim como outros deputados e vereadores de Porto Velho nas investigações que culminaram nas incursões da Operação Apocalipse. Ele foi afastado de seu cargo durante a legislatura passada pelos seus próprios pares, que entenderam que Adriano quebrou o decoro parlamentar.

Em 2014, o ex-parlamentar protagonizou provavelmente uma das cenas mais ridículas da política rondoniense quando, ao obter aval da Justiça para retornar ao cargo, montado num cavalo e empunhando um berrante, fez um escarcéu em frente à Assembleia Legislativa.

Na decisão que fez o Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Rondônia declinar da competência para julgá-lo, o desembargador Moreira chagas destacou:

“Tendo em vista o término do mandato político de Adriano Aparecido Siqueira, conforme público e notório, bem como sítio eletrônico da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, esta Corte não é mais o juízo competente para processar e julgar a pretensão punitiva constante na inicial, sob pena de concessão de prerrogativa de foro a quem não se encontra no exercício de cargo ou mandato”, disse.

E concluiu:

“À luz do exposto, declino da competência para processar e julgar a presente ação penal e, via de consequência, determino remessa dos autos ao distribuidor criminal do 1º grau de jurisdição, com baixa, a fim de que sejam redistribuídos”, finalizou o magistrado.

A representação criminal trata de suposto crime de ameaça que teria sido praticado por Boiadeiro. O Rondônia Dinâmica tentou obter maiores informações sobre o boletim de ocorrência, mas a Polícia Civil não liberou as minúcias. Não se sabe se a suposta agressão teria relação com a Apocalipse.

Autor / Fonte: Rondoniadinamica

Leia Também

Comentários