Administração dá início em mutirão de coleta de Lixo em Buritis

 A concentração de lixo doméstico nas vias públicas da cidade se tornou um grande problema para o atual gestor público que, está tendo que dar respostas rápidas para muitas situações que vem ocorrendo na municipalidade. A normalização na coleta do lixo é um exemplo a situação vivida dentro da Administração Municipal e de acordo com decisão tomada pelo prefeito Oldeir Ferreira, após amplo debate com o secretário municipal e Obras Paulo Silva e o adjunto Claudir Antônio Cardozo, resolveu cancelar o contrato de prestação de serviço de dois Caminhões Compactadores que atuavam na coleta dos resíduos alegando que os veículos não atendiam a contento a demanda pelos serviços em virtude de constantemente apresentarem problemas de ordem mecânica.
 
 
Para resolver esta situação, foi planejada ação emergencial que teve início na manhã de hoje (Sexta Feira - 17) quando três frentes de serviço foram montadas dentro da Semosp para atuar em setores diversos da área urbana. Conforme relatos do servidor responsável pela execução do mutirão (Ximenes) uma frente está atuando no Setor 06, outra no Setor 03, frentes estas composta por caminhões caçambas e máquinas Pás Carregadeiras e outra – composta apenas pelo caminhão coletor-compactador pertencente ao município, que está atuando nas vias centrais do perímetro urbano, onde existe menor concentração de volume de lixo, uma vez que a coleta nestes pontos era feita com maior freqüência.
 
 
Com essa medida o prefeito espera amenizar a situação e ganhar tempo para efetuar contratação de outros veículos com menor tempo de uso e que venha a atender a demanda, sem prejudicar o cronograma de coleta por bairros a ser estabelecido pela Secretaria Municipal de Obras. Sobre os equipamentos, o prefeito lembrou que está recebendo o apoio da 16ª Residência do DER que cedeu um Caminhão Caçamba e uma máquina Pá Carregadeira para que o mutirão venha a acontecer com maior rapidez e amenize a situação de todos “que estão”, segundo o prefeito, correndo risco de contrair doenças infecto-contagiosas como Dengue e outros. “Vivíamos um parodoxo, pois de um lado a Semusa investe na prevenção e controle da Dengue e do outro lado, a Semosp não tinha condições de recolher o lixo e desta forma, inibir possíveis criadouros do mosquito transmissor da Dengue”, lembrou o prefeito afirmando que este cenário será mudado em breve.
 
 
O secretário de Obras Paulo Silva, enfatizou que em virtude de a coleta estar sendo feito com caminhões caçambas e máquinas, seria interessante que os moradores aproveitassem e colocasse nas ruas alguns entulhos que tenham em seus quintais como forma de contribuir com a saúde e facilitar o trabalho da Administração Municipal.

Autor / Fonte: Mateus Andrade

Leia Também

Comentários