Abertura do Mês da Mulher no Judiciário de Rondônia será em Ji-Paraná




As comemorações do Dia Internacional da Mulher, programada pelo Tribunal de Justiça de Rondônia, serão abertas na comarca de Ji-Paraná, com o Simpósio “Paz em Casa: Aspectos Jurídicos e Psicossociais”, com as palestras do juiz Álvaro Kalix Ferro, do Juizado de Violência Doméstica Contra a Mulher de Porto Velho, e o psicólogo Cristiano Correa de Paula, da equipe psicossocial do mesmo Juízado, e mediação do juiz Osmar Francisco Alves Júnior, da comarca de Ji-Paraná. O evento será no auditório do Cejusc, prédio onde funciona a conciliação, na Avenida Elias Cardoso Balau, 1220, bairro Aurélio Bernardes.

No mesmo local, às 19h, será feita a exibição a do filme “Tina, o que o amor tem a ver com isso?”, que conta a história da cantora americana, vítima de violência doméstica por muitos anos e sua luta pela superação. Após a sessão, será feito debate sobre o tema.

A comarca de Ji-Paraná foi escolhida para abrir a programação em razão da localização central e da importância, é a única de terceira entrância além da capital. Além disso, no ano passado não foi contemplada com a programação da exposição fotográfica “fragmentos femininos”, que circulou por 8 comarcas, atividade também associada com exibições de filmes.

 

A mostra, composta por 12 fotos com representação de vários segmentos e diferentes facetas da mulher na sociedade, será no local do simpósio. Dentre as mulheres retratadas, profissionais da construção civil, policial, servidoras públicas, donas de casa, bailarina, presidiárias e até vítimas de violência doméstica. A escolha levou em conta a realidade de algumas mulheres brasileiras, por isso buscou como foco rostos comuns, simples, fora dos padrões difundidos pela mídia. Expressões, postura e atitudes peculiares foram capturadas em momentos profissionais, artísticos, cotidianos ou de lazer.

 

Para os participantes do simpósio, serão entregues certificados emitidos pela Escola da Magistratura.

 

 

Paz em casa

 



A programação do Mês da Mulher integra a campanha nacional coordenada pelo Supremo Tribunal Federal, na qual o foco é promoção da cultura da igualdade e da dignidade da mulher. A principal ação são as audiências concentradas de casos de violência doméstica a serem realizadas de 6 a 13 de março. O esforço tem como objetivo garantir a segurança e a proteção máxima das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, acelerando o acesso à Justiça daquelas que estejam com sua integridade física e sua vida em risco.



Assessoria de Comunicação Institucional

Autor / Fonte: Assessoria/TJ-RO

Leia Também

Comentários