Abalo sísmico que atingiu Rondônia gera falsas informações nas redes sociais


Assustados, moradores abandonam temporariamente seus apartamentos

Porto Velho, RO – O terremoto de magnitude 7,6 cujo epicentro foi detectado na fronteira entre o Brasil e o Peru atingiu os Estado do Acre, Amazonas e também Rondônia na noite da última terça-feira (24).

Apesar do susto, causando evacuação em prédios e até mesmo numa instituição particular de Ensino Superior, o tremor não causou maiores problemas em Porto Velho e nas demais cidades do Estado.


Mensagem falsa espalhada pelo WhatsApp / Imagem: Reprodução

O abalo sísmico, no entanto, apesar de não ter promovido grandes prejuízos, foi usado como escopo por gente má intencionada que, utilizando-se da tragédia ocorrida em Mariana, Minas Gerais, aproveitaram a oportunidade para disseminar informações falsas sobre o acontecimento com o propósito de gerar pandemônio entre a população.

Em uma dessas manifestações, cuja fonte ainda não fora identificada, foi relatado que o tremor teria causado rupturas na área de contenção das usinas e que moradores próximos da região estariam sendo evacuados o quanto antes.

O texto também alertava para o fato de que, caso ocorresse destruição completa da contenção, a água poderia “varrer” uma área de até 250 km.

Para tentar prestar credibilidade à falsa informação, o usuário espalhou a mentira assinalando coordenadas e apontando como fonte o jornal Rondoniaovivo, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar. O autor dos escritos ainda não foi identificado, mas as autoridades aconselham que a mensagem não seja repassada de forma alguma.

 

Autor / Fonte: Rondoniadinamica

Leia Também

Comentários