A seis semanas do Rio 2016, laboratório antidoping brasileiro é suspenso

 

Casos de doping podem tirar a Rssia dos Jogos Olmpicos do Rio de Janeiro© Divulgação Casos de doping podem tirar a Rússia dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

A Agência Mundial Anti-Doping (WADA) informou em seu site oficial nesta sexta-feira que, devido a uma não conformidade com a Norma Internacional para Laboratórios (ISL), suspendeu o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), no Rio de Janeiro, por seis meses.

O comunicado informou que a suspensão é retroativa de quarta-feira, 22 de junho, data em que o laboratório recebeu a notificação. Ficam proibidas quaisquer análises antidoping em amostras de urina e sangue. O LBCD pode apelar da decisão na Corte Arbitral do Esporte em até 21 dias.

"A WADA vai trabalhar junto com o Laboratório do Rio de Janeiro para resolver o problema identificado. "A agência vai garantir que, por agora, as amostras que haviam sido enviadas ao laboratório no Brasil sejam transportadas com segurança para outro laboratório de credibilidade", explicou o diretor-geral da Agência Mundial Antidoping, Olivier Niggli.

"Isso vai garantir que não haja lacunas nos procedimentos e que a integridade das amostras seja totalmente mantida. Os atletas podem ter a confiança de que a suspensão só será revogada quando o laboratório estiver operando de forma otimizada. A melhor solução será colocada em prática para garantir que a análise de amostras para Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio será eficaz", completou.

Um comitê disciplinar será formado em breve e ficará encarregado de revisar o caso, com base em regras processuais adotadas pelo Comitê Executivo da Wada. "De acordo com a Norma Internacional para Laboratórios (ISL), a Wada é responsável pelo credenciamento dos laboratórios antidoping, garantindo que eles mantenham os mais elevados padrões de qualidade. Sempre que um laboratório não atende aos requisitos, a Wada pode suspendê-lo."

Veja o comunicado que a (ABCD) publicou em seu site oficial após a decisão:

"A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem reitera a importância do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem para a realização dos testes antidopagem durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, e como legado técnico-científico na luta contra a dopagem no esporte. A ABCD confia no trabalho desempenhado pelo laboratório - com mais de 2,5 mil testes realizados desde sua inauguração - e tem a forte expectativa de que a instituição tomará todas as providências necessárias para que a suspensão provisória imposta preventivamente pela Agência Mundial Antidopagem - WADA-AMA seja revista o mais breve possível."

Autor / Fonte: ESPN

Leia Também

Comentários