A corrupção e seus reflexos

 Os reflexos da corrupção vão muito além da obtenção de vantagens indevidas por partes de diversos ocupantes de cargos públicos, empresários e intermediários que usam os cargos para roubaros impostos pagos pelos trabalhadores. A corrupção é uma desgraça que para o país e causa prejuízos a todos, principalmente aos honestos.

O custo para manter a Polícia Federal, Ministério Público e a Justiça Brasileira é altíssimo e pago pelo trabalhador que produz e recolhe impostos. É lamentável que estas instituições tenham que dedicar tanto tempo na investigação, denuncia e julgamento de fatos envolvendo corruptos. Todo este tempo poderia ser utilizado em ações que pudessem garantir os direitos das pessoas de bem.

Quanta investigação de outros crimes tais como:tráfico de pessoas, órgãos, drogas, etc. teria sido realizada pelo grupo especial de policiais federais empregados na força tarefa da lava jato.

Quanta denúncia decrimes comuns teria sido feita pelo grupo de Procuradores da República responsável por denunciar corruptos. Tais criminosos, além da condenação deveriam ser obrigados a devolver para a sociedade todo dinheiro gasto no processo de suas condenações com juros e correção.

Quantos processos de pessoas comuns poderiam ter sido julgados enquanto serventuários da justiça, Juízes, Desembargadores e Ministros estão ocupados julgando corruptos. Há milhares de criminosos comuns presos sem ter seus processos julgados definitivamente. Quantos cidadãos de bem estão envelhecendo e quantos idosos estão morrendo sem ver seus direitos garantidos em processos que se arrastam a décadas sem decisão final em virtude da morosidade da justiça.

O Congresso Nacional custa milhões aos cofres públicos, e há muito tempo não vota nada significativo em benefício da sociedade de bem. O que assistimos é a maioria dos congressistas envolvida no ataque e na defesa cada qual querendo salvar seus interesses particulares. Fazem defesas apaixonadas, falam que espuma o canto da boca, pena que as defesas e as falácias não são em favor da sociedade de bem que inclusive é quem paga seus salários.

A famigerada reforma política nada mais é que a busca desesperada de jeitinho para facilitar a reeleição dos caciques que há anos se perpetuam no poder e querem a todo custo impedir a ascensão de novas lideranças. Apostam no analfabetismo político para dele tirar proveito em detrimento dos que realmente trabalham duro para manter este País de pé. 

O setor produtivo é castigado com aumento de imposto para cobrir o rombo da corrupção e dos privilégios de poucos. Os investidores internacionais possuem receio de investir no Brasil pois o considera país do jeitinho e dos corruptos. Nossa imagem no cenário internacional é a pior possível, servimos de chacota e ainda somos vistos como colônia de exploração.

A corrupção é uma desgraça que lança as famílias de bem na miséria, seus reflexos se propagam por todas as partes, nos hospitais, nas escolas, nas estradas, na segurança e principalmente na autoestima e, nafalta deesperança de dias melhores. Quer saber mais acesse www.agnaldonepomuceno.com.br

 

Fonte: conhecimento diversos

Autor / Fonte: Agnaldo Nepomuceno

Leia Também

Comentários