5 características fundamentais do código de barras para o seu negócio

5 características fundamentais do código de barras para o seu negócio

Quem comercializa produtos precisa entender mais sobre código de barras. Esses códigos que despertam a curiosidade e estão em praticamente todos os produtos que vemos são muito importantes, você sabia?

Para o consumidor, o código de barras pode ser um simples código que mostra qual o preço de um produto em um supermercado, por exemplo. Porém, esse código faz muito mais que apenas controlar preços e você precisa aprender mais sobre ele.

Continue lendo o texto e não pare enquanto não ler a última palavra. Acompanhe e entenda as principais características dos códigos de barras.

Sumário do artigo:

  • 1°: Entenda o funcionamento do código de barras
  • 2°: Códigos de barras possuem diferenças
  • 3°: Entenda a gestão de códigos de barras
  • 4°: Cada produto recebe um código
  • 5°: Códigos de barras aumentam a segurança comercial

1°: Entenda o funcionamento do código de barras

Um código de barras GTIN é um composto numérico que controla preços e informações de vários tipos de produtos. Cerca de81% dos produtos existentes no Brasil possuem códigos de barras.

Isso acontece porque esse código ajuda a aumentar a segurança e classifica qualidade de produtos. Além disso, os códigos possuem uma forma de funcionamento.

Primeiramente, os códigos foram criados para controlar o estoque de produtos. Através desse indicador podemos saber as quantidades de produtos que entram ou saem da empresa.

Os códigos de barras possuem padrões numéricos e gráficos que o olho humano não consegue ler. Portanto, é preciso utilizar leitores de códigos para serem lidos.Certamente, usar códigos de barras nos produtos ajuda a otimizar processos gerenciais e toda a logística é feita com qualidade.

Além de tudo, existem tipos diferentes de códigos e você vai poder conhecer os principais tipos agora. Continue lendo o artigo para não perder mais conhecimento. 

2°: Códigos de barras possuem diferenças

Existem diferenças entre os tipos de códigos de barras, por isso, alguns não são reconhecidos em outros países. Através dos dígitos do código é possível identificar quais são nacionais ou não.

Os três números iniciais do código determinam o país de origem do produto, por exemplo, se você experta um celular dos Estados Unidos, da China ou de outro país os números mudam.

No Brasil os números sete, oito e nove determinam os códigos de barras nacionais, ficando assim; 789. Alguns números sequenciais do código também mostram dados da empresa que fabricou o produto.

Os códigos são feitos sistematicamente seguindo sequências estrategicamente para melhorar a comercialização de produtos. Veja alguns tipos de códigos de barras:

  • CODE 39
  • CODE 93
  • CODE 128
  • EAN 13
  • EAN 28
  • EAN 8
  • CODE 11
  • QR CODE
  • DUN 14

Esses são alguns tipos de códigos de barras existentes, você precisa utilizar o que mais se encaixa na categoria de produtos na sua empresa. No entanto, é preciso utilizar códigos de barras para controlar seus produtos com inteligência.

O código de barras mais utilizado é o EAN 13. Após escolher o tipo de código que vai usar, basta implementar um sistema de uso de códigos de barras e escolher os scanners para a sua empresa.

3°: Entenda a gestão de códigos de barras

Existem normas que regulamentam a gestão de código de barras, isso garante a qualidade e segurança dos códigos. Portanto, você deve conhecer algumas regras para gerir os códigos dos seus produtos.

Uma das regras que não pode ser deixada de lado é o fato de que cada produto deve possuir código diferente. De fato, é através das numerações do código de barras que as diferenças de preço, marca, dados de fabricação e outras são lidas.

Um fator importante na administração de códigos de barras é a utilização de softwares e leitores de códigos. Sem um bom leitor e software não existe possibilidade de uma empresa controlar seus produtos com segurança usando códigos de barras.

Uma gestão de produtos é um fator muito importante que pode elevar a organização da empresa e o seu faturamento. Quando o controle de estoque, de fluxo de caixa e de vendas é implementado o processo gerencial da empresa fica mais profissional evitando prejuízos.

4°: Cada produto recebe um código

Dentro desse fato podemos destacar a importância de cada produto possuir um código de barras diferente. Certamente, essa característica do código é muito importante, pois, produtos como verduras são diferentes de materiais de limpeza.

Todas essas diferenças nos códigos ajudam na gestão e controle de estoque de diferentes empresas. Tudo isso ajuda na logística das empresas, certamente, não é fácil agilizar processos de entregas sem controlar cada produto.

O controle de produtos por códigos de barras ajuda na prevenção da perda ou extravio de mercadorias enviadas por transportadoras e outras. De fato, esses códigos interessantes facilitam a vida do empresário, fornecedor e até do consumidor final dos produtos comercializados. Na verdade, utilizar códigos de barras só proporciona vantagens para todos os comerciantes.

5°: Códigos de barras aumentam a segurança comercial

A segurança é reforçada através do fornecimento de informações corretas sobre os produtos. De fato, quando se cadastrão um produto através do código de barras é possível verificar se os preços e quantidades em estoque estão corretos.

Quando o controle de produtos é feito através de digitações e anotações manuais o risco de erro é enorme. O uso de códigos garante a objetividade das informações mesmo quando o número é digitado em um software de qualidade.

A precificação de produtos também demanda tempo e cuidado, nos tempos antigos se usava etiqueta escrita a caneta para precificar produtos. No entanto, essa prática está cada vez menos utilizada devido ao uso de códigos de barras.  

O tempo desperdiçado na precificação manual e os erros cometidos eram e são muitos em locais onde a precificação é manual. De fato, os códigos de barras facilitam o controle de preços evitando a perda de tempo e aumentando a segurança da informação de produtos.

Que tal compartilhar o artigo e ajudar seu amigo comerciante que precisa entender as principais características dos códigos de barras? Certamente, ele vai te agradecer!

Fonte: https://blogempresa.com.br/

Autor / Fonte: Assessoria

Comentários

Leia Também