45 máquinas para municípios são frutos de reivindicações da Arom, ressalta presidente


Porto Velho, RO –
A mobilização nacional do municipalismo tem resultado em flexibilização na relação do governo federal com as prefeituras e possibilitado o aumento dos investimentos pelos prefeitos. A Associação Rondoniense de Municípios – Arom observa que o acesso das gestões municipais aos novos convênios de aquisições, ajuda financeira e reexames em leis e pisos de demasiadas onerações são frutos das últimas marchas dos prefeitos a Brasília. Um exemplo recente das conquistas é a entrega de máquinas motoniveladoras a 45 municípios de Rondônia.

Conforme o prefeito de Mirante da Serra, Vitorino Cherque, que é presidente da Arom, a destinação dos maquinários “patrol” pelo governo federal foi efetuada após reivindicação dos prefeitos do país pela sua inclusão ao Programa de Aceleração do Crescimento (Pac-2). O representante ressalta que a solicitação se oficializou com a mobilização das bancadas federais de todos os estados brasileiros. “Por meio dos deputados federais e senadores, mostramos ao governo que as prefeituras não dispõem de recursos para a compra de máquinas e que essas são primordiais para o acesso no campo e a escoação da produção”, disse.

Durante a cerimônia para entrega das motoniveladoras, pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA, em Porto Velho, Vitorino Cherque ponderou sobre a necessidade de mais investimentos para o setor rural. O dirigente disse que as linhas vicinais também carecem de infraestrutura em pontes e bueiros. O prefeito anunciou que a sugestão da Arom é para que seja reservada uma verba de bancada para a compra de tubos árlicos, para a construção de bueiros, substituição das pontes de madeira por concreto e caminhões e pranchas, para transportar os maquinários e calcário aos municípios.

Para a associação municipalista, a união política dos parlamentares estaduais e federais, prefeitos e governo estadual tem demonstrado grande força. Na visão do presidente a entidade, o trabalho conjunto das bancadas nas esferas federal e estadual sempre resulta em benefícios à comunidade. “A sociedade, com todas as suas diversidades, está presente é nos municípios e é lá na ponta, que todos fazem suas cobranças por melhorias nos serviços públicos. Por isso, estaremos sempre solicitando a união e empenho de nossos legisladores e governos, para garantir mais investimentos à população”, salientou Vitorino.



No mês de janeiro, nove prefeituras rondonienses receberam a primeira remessa de máquinas. No último dia 24 de fevereiro, outros 36 municípios foram contemplados. São eles: Alegre dos Parecis, Alto Paraíso, Alvorada D’Oeste, Cabixi, Cacaulândia, Campo Novo, Castanheiras, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Costa Marques, Cujubim, Espigão D'Oeste, Governador Jorge Teixeira, Itapuã Do Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Monte Negro, Nova Brasilândia D’Oeste, Nova União, Novo Horizonte do Oeste, Parecis, Pimenteiras do Oeste, Primavera de Rondônia, Rio Crespo, Santa Luzia D'Oeste, São Felipe D'Oeste, São Francisco do Guaporé, Seringueiras, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vale do Paraíso.

Autor / Fonte: Assessoria

Leia Também

Comentários