Semusa convoca mulheres interessadas em colocar DIU ou fazer laqueadura

 A ação será realizada neste sábado,22, no Centro de Referência da Mulher, na capital

A Secretaria de Saúde de Porto Velho (Semusa) está ofertando neste sábado, 22, o dispositivo intrauterino (DIU) e laqueadura para as mulheres com idade entre 18 e 49 anos interessadas fazer o planejamento reprodutivo. O trabalho será realizado no Centro de Referência em Saúde da Mulher, ao lado da Maternidade Municipal, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Esse serviço será ofertado também no sábado, 29. A ação faz parte do projeto “Eu posso escolher”, sob a responsabilidade da Coordenadoria da Mulher. Para colocar o DIU, não precisa fazer agendamento antecipado em nenhuma das duas datas.

Laqueadura

Por ser um procedimento cirúrgico, as mulheres que irão submeter-se ao processo de laqueadura devem agendar a cirurgia neste sábado. A operação será executada na Maternidade Municipal Mãe Esperança – parceira na ação.

Documentos

Para fazer os procedimentos é necessário apresentar o exame preventivo, teste de HIV, de gravidez e de hepatites B e C (também haverá testes rápidos para estes exames). Será preciso apresentar o cartão do SUS.

“Uma equipe multidisciplinar da Semusa, composta por médicos, enfermeiros, técnicos, assistentes sociais estarão à disposição das pacientes para que elas sejam assistidas em suas necessidades”, ressaltou Eliana Pasini, secretária de Saúde.

Atuam também na ação o Departamento de Alta e Média Complexidade e de Serviço Especializado da Semusa.

Autor / Fonte: Comdecom

Leia Também