Semusa capacita enfermeiros e técnicos

Começa nesta semana uma nova etapa de capacitações que a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) tem oferecido aos profissionais de saúde neste ano. Desta vez o alvo são os enfermeiros e técnicos de enfermagem que administram as vacinações nas unidades de saúde, tanto rotineiramente quanto nas campanhas que o Ministério da Saúde preconiza. A “Capacitação em Sala de Vacina”, terá início nesta terça-feira (27) nas dependências do Teatro Banzeiros, situado na rua Renato Medeiro, no centro de Porto Velho.


 
A chefe da Divisão de Imunização, Elizeth Gomes, explica que a estratégia de imunização precisa ter uma cobertura cada vez maior e homogênea, por isso treinar os profissionais de enfermagem é fundamental para reduzir o índice de mortalidade por doenças que podem ser prevenidas com as vacinações. Ela afirma ainda que durante a capacitação todas as etapas que envolvem os processos de imunização são abordados e ajustados conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI).


 
“O principal objetivo dessa capacitação é treinar os servidores para que conheçam cada tipo de vacina, saibam manusear adequadamente as doses, as formas corretas de aplicação, como controlar a temperatura, como regular os equipamentos e também prepará-los para agir em situações atípicas, como, por exemplo, uma eventual falta de energia elétrica”, destacou Elizeth.


 
A capacitação, que é organizada pela Divisão de Imunização da Semusa, é direcionada a 25 profissionais divididos em grupos de 5 alunos. Cada grupo será auxiliado por um monitor treinado pelo Ministério da Saúde (MS) nas atividades programadas. Serão três dias dedicados ao estudo teórico (27 a 29 de agosto) e cinco dias reservados para a aplicação prática dos conceitos aprendidos (1 a 5 de setembro). O objetivo é realizar as aulas práticas em unidades de saúde de grande fluxo de vacinação como a USF Ernandes índio, USF Pedacinho de Chão e UBS Maurício Bustani. As práticas sobre a vacina BCG, que previne a tuberculose e é aplicada em recém-nascidos, poderão acontecer na Maternidade Municipal Mãe Esperança dependendo do cronograma.


 
Ao fim das orientações teóricas e práticas, os alunos passarão por uma avaliação final. Se estiverem aptos, serão direcionados às salas de vacinação de suas referidas unidades de saúde para atuarem nas campanhas e vacinações de rotina. No entanto, serão acompanhados por um profissional experiente no primeiro mês após a conclusão do treinamento.


 
Elizeth Gomes reitera que todos os profissionais da rede de atenção básica deverão ser habilitados em sala de vacina e neste ano ao menos mais duas capacitações deverão acontecer até o fim do ano. Além disso, a Divisão de Imunização estuda a possibilidade de futuramente capacitar acadêmicos de enfermagem e estudantes de curso técnico em enfermagem para que tenham noções básicas de vacinação. O plano é treiná-los para apoiarem as equipes da Semusa nas campanhas anuais de vacinação com recompensação em horas extracurriculares.

Autor / Fonte: Por Collien Rodrigo

Leia Também

Comentários