Semed entregará duas novas creches neste ano

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) colocará em funcionamento duas novas creches ainda neste ano. Com 90% das obras já concluídas, a da Avenida Amazonas com rua Paraganto, no bairro Jardim Santana I, deverá ser entregue em breve, enquanto a da Avenida Imigrantes, bairro Alphaville, com as obras recentemente iniciadas, somente deverá ser apresentada à comunidade no final do ano.
 
 
A secretária da Semed, Francisca das Chagas (Chaguinha), informou que no início do ano foram finalizadas as creches São Luís Gonzaga, no bairro Marcos Freire, e Eduardo Valverde, no bairro Teixeirão, o que totalizará a entrega de quatro creches ao longo de 2014. “Esperávamos ainda poder entregar pelo menos mais duas, contudo, apesar de conseguida autorização, adquiridos os terrenos e expedida a Ordem de Serviço, a construtora demonstrou dificuldades para efetivação dos projetos e somente pôde se comprometer com a entrega da creche do Alphaville”, esclareceu.
 
 
A empresa referida é a construtora Casa Alta, responsável pelas obras de dezesseis creches autorizadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) por meio dos trabalhos da atual gestão municipal. Além desse conjunto, outras sete creches, oriundas de autorizações anteriores, estão sendo ou já foram construídas. Desse pacote fazem parte, além da São Luis Gonzaga e Eduardo Valverde, que já foram entregues, a do Jardim Santana I com 90% do projeto realizado, Jardim Santana II com 60%, Eletronorte com 35%, Três Marias com 57%, e Areia Branca com 60%. Trata-se de creches do tipo B, com 08 salas, e do tipo C, com 04 salas.
 
 
Quanto às obras sob a responsabilidade da Casa Alta, a secretária explicou que houve recentemente uma reunião, por meio da qual a empresa se comprometeu a acelerar mais os trabalhos. “Caso eles iniciem nos próximos dias a creche do Bairro Esperança da Comunidade, ainda será possível entregar mais essa entre o fim deste ano e o início do próximo”, afirmou.
 
 
A Semed conseguiu abrir ao longo deste ano cinco mil novas vagas na rede municipal de ensino, incluindo creches, destinadas a crianças de 0 a 03 anos, educação infantil, para crianças de 03 a 05 anos, e turmas do 1º ao 5º anos. “Para dar conta disso tivemos que alugar alguns prédios. Por isso é de grande importância a entrega das creches para que o município possa economizar os valores dos aluguéis”, informou a secretária, esclarecendo também que houve ainda a entrega de uma creche no distrito de União Bandeirantes. “Pela primeira vez esse distrito pôde contar com creche e educação infantil disponibilizados pelo município. Estamos trabalhando para iniciar ainda neste ano uma creche também em Extrema, com prédio alugado, mas o mais provável é que ela comece mesmo a funcionar no próximo ano. A determinação do prefeito é de que as próximas concessões do FNDE sejam destinadas especialmente aos distritos”, destacou a secretária.
 
 
Além das dezesseis creches dos projetos da gestão atual e das sete outras da gestão anterior, a Semed está em avançada negociação com o FNDE para a efetivação de mais duas permissões que restaram ser analisadas. “Estamos também empenhados em nos apresentar em condições de solicitar novas autorizações assim que reabrir o sistema do FNDE. Precisamos atender ao prefeito, que se comprometeu com os distritos, e sanar as necessidades dessas comunidades", enfatizou a secretária.

Autor / Fonte: Por Renato Menghi

Leia Também

Comentários